KOMBOSA TRIP, DIA #10

MONTEVIDÉU (nem engasga) – Até agora, o que mais chamou a atenção da Aguena no Uruguai é o fato de terem eliminado os saleiros das mesas dos restaurantes. E em todos eles há um aviso: sal demais faz mal à saúde.

Resultado é que tudo vem sem sal, mas todos estão mais saudáveis.

Já o que mais chamou minha atenção até agora é a enorme quantidade de Twingos e Samaras pelas ruas, a ponto de disputarmos uma competição hoje: ida e volta a Colônia, quantos de cada veríamos por aí. Apostei em 20 Twingos e 13 Samaras. Aguena jogou 12 e 7. Vimos 13 Twingos e 6 Samaras, e ela ganhou. O prêmio é uma volta num Twingo e outra num Samara.

Até Colônia (Colonia del Sacramento, no espanhol correto) foram 180 km com a Kombosa se comportando como sempre: discreta e segura. Paramos na Plaza Mayor e, como somos diferenciados, fizemos um churrasco de vacío e chorizo, devidamente dividido com Manquito. Manquito é um dos dois cães que mais gosto no mundo. O outro é Pernas Compridas, que mora na Guarda. Gostei também do gato Enéas, da bodega. Como se vê, não sou muito de bichos. Tive um peixe, Wando, que morreu e foi sepultado na privada, dando descarga; dois hamsters, que igualmente passaram desta para a melhor; e uma pastora alemã epiléptica que me mordia o tempo todo. Por isso me afeiçoei a Pernas Compridas, Manquito e Enéas. Todos seguem vivos com suas vidinhas, não me mordem e são simpáticos. Um dia verei todos eles de novo.

Aguena dirigiu na volta, o tempo todo. Pegou a mão da Kombi, o que será muito útil nos mais de 2 mil km que teremos pela frente a partir de quarta-feira. Até agora, rodamos 3 mil e uns quebrados. Amanhã é dia de lavar a Velha Senhora e trocar o óleo, porque em VW não se deve passar muito de 3 mil, embora, até agora, o nível não tenha baixado e a cor do óleo parece ainda muito saudável.

Colônia, para quem não conhece, é uma vila fundada por portugueses lá no século XV-Alguma-Coisa, que ficou em disputa com os espanhóis, aparentemente, até a semana passada. Lugar lindo e estranho. Há uma praça de touros construída em 1910 que só teve oito touradas. Em 1912 o governo uruguaio, com razão, proibiu a matança dos coitados dos bichos e o pequeno coliseu nunca mais foi usado. Ou, se foi, foi pouco, porque está abandonado. Parece que Gardel cantou lá. Mas é muito bonito. Tem também um farol e, lá de cima, vê-se Buenos Aires, que lindo. A cidade está pulsando com o título do Racing.

O dia só não foi perfeito porque perdemos a Expo-Cannabis. Acabou hoje. Queríamos dar uma olhada nas novidades.

Este é o único país realmente livre do mundo.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pasquale
Pasquale
9 anos atrás

Flavio , olhando as fotos até deu vontade de comprar uma Kombosa e cair na estrada . Se possível mostrar de alguma forma o roteiro detalhados para que nós mortais tentamos fazer , se for possível um dia a mesma viagem ! Muito Legal .

Brunolustosa82
9 anos atrás

Belíssima viagem! uma pena que estou distante do Uruguai, pretendo fazer uma viagem aqui pelo nordeste, uma pena que aqui viajar de carros antigos não é uma pratica muito frequente, as pessoas vão velejando de kite surf e outras coisas offroad ou onwater.. hehehe, fim do ano vou passar a virada na praia e irei de Diplomanta Se, espero que tudo ocorra bem, Parabens Flávio por suas postagens sempre muito inspiradoras.

Patrick
Patrick
9 anos atrás

Parabéns pelo passeio! Tá certo tem que se divertir!!!!

heraclito
heraclito
9 anos atrás

Eu olhando os comentários acreditando que a maioria falaria da beleza da moça, e nada, o povo chato, e invejoso, parabéns Flávio, tira uma foto ao lado do fusca do Mujica. Parabéns

Robertom
Robertom
9 anos atrás

E aí Flavio, vai participar da última etapa do Paulista de Classic no sábado (20/12) ?
Se Interlagos fechar de novo para a reforma do Box vai demorar para ter outra…

Valdomiro Putin
Valdomiro Putin
9 anos atrás

Tudo bonito, tudo legal…..
…..mas aceite essa sugestao para o proximo “radio blog” de um internauta assiduo direto de Londres.

https://www.youtube.com/watch?v=j5hf2q0JylY

Abrax.

Andre Souza
Andre Souza
9 anos atrás

Que beleza de viagem!!! Divirtam-se!!!
Aproveitando… Ô Flavio compra uma camisa del Carbonero, o más querido de Sur America!!! Aqui no Brasil não consigo encontrar para comprar!!!

Jaques
Jaques
9 anos atrás

ué, e a Formula E em Punta del Este?

Bruno Wenson
Bruno Wenson
9 anos atrás

Uma praça de touros sem uso há 100 anos e não foi demolida ou ocupada por um edifício…
Que lugar pra preservar arquitetura histórica. Tenho que ir lá dia desses.
Valeu a dica.
Excelente viagem de volta ao casal.

João Manoel
João Manoel
9 anos atrás

“Este é o único país realmente livre do mundo”. Realmente é um país ‘muito’ livre. Tirando o fato de que o Estado quer fazer tudo (gerar emprego, cobrar imposto) e outras coisas que Tiradentes e outros lutaram tanto contra e que muita gente adora (adoradores de taxas, impostos e burocracia), é um país ‘fantástico’. Tente abrir um mero boteco aí (como acontece aqui no Brasil) para ver a liberdade econômica que você vai ter. Você pode fumar maconha, pode fazer o que quiser, mas se quiser fugir do Estado e melhorar de vida, aí não!

Você é livre para viver, mas não para subir na vida!

João Manoel
João Manoel
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Desculpe minha colocação então, mas acho que você não entendeu. Cada um tem o direito de viver como quer e eu não disse que subir na vida é a única coisa que importa. Leia direito o que eu escrevi. Se a pessoa quer viver na simplicidade, ótimo, mas só te lembrando que a Kombi que você dirigiu até aí foi feita por uma empresa que quer “subir na vida”, O seu blog, a internet e o celular/tablet/pc que você usa para postar as coisas foram feitos por pessoas, empresas e países que querem “subir na vida”, senão meu caro, estaríamos até hoje lascando pedras para fazer fogo.

Márcio
Márcio
9 anos atrás

Boa tarde Flávio Gomes, acompanho seu blog a tempos, achei a viagem rumo ao sul muito massa, os lugares visitados, as fotos, o churras na praça e os relatos da viagem como um todo…só uma pergunta …a Kombosa não tem cinto de segurança ???

Cristiano
Cristiano
9 anos atrás

Flavio, nem uma passadinha pelo Estádio Centenário? Deixou o futebol de lado? Rs… Abs e boa viagem!

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
9 anos atrás

Sobre os bichos uma aconteceu comigo em um restaurante e La Paloma, estava lá provando mais um chivito (provou o chivito Flavio? acho que viveria somente de chivito e churros para o resto da vida no Uruguai) e chegou um cachorro, parecido com um são bernardo próximo e eu e minha esposa resolvemos dar um pedaço de pão e depois de um tempo ele latia pedindo mais. Uma pena que esqueci de tirar uma foto do cão, que pedia mais comida de um jeito muito engraçado, mais um motivo para voltar.

Fabio Fontoura
Fabio Fontoura
9 anos atrás

Legal demais tua viagem!!! Todos os dias entro aqui pra dar uma olhada nas novas fotos. Ótimo retorno aos dois!

Gerson
9 anos atrás
Lionel de Campos Jorge
Lionel de Campos Jorge
9 anos atrás

As estão cada vez melhores …o Flavio até comprou aquele ( pauzinho, ou faretinha para prender a máquina na ponta para ) mais conhecido como papai deixa que Eu tiro rsrsrrs Eu quero comprar um suporte desses faz anos , e Flavio ja comprou e esta tirando fotos otimas,resultado ? acho que esta pintando mais um Livro por ai …ja pensou ? com as suas narrativas e com fotos ??? abs

Joca
Joca
9 anos atrás

Belas imagens, um ótimo país, não sou bom em história mas o Uruguai já não foi colonia do Brasil?

Roberto
Roberto
Reply to  Joca
9 anos atrás

Foi sim,

JT
JT
Reply to  Roberto
9 anos atrás

O Uruguai já foi uma província do Brasil, como eram denominados os estados brasileiros no século 19, mas não uma colônia. O Brasil sim, foi colônia de Portugal.
A Guerra da Cisplatina tornou o Uruguai independente, tanto do Brasil como da Argentina, ainda no tempo de Dom Pedro I.

leandro tullii
leandro tullii
9 anos atrás

sal não pode, canabis sim, kkkkk

Arnilha
Arnilha
9 anos atrás

Respeitei muito esse vacio con chimichurri mal passado, ou melhor, ao ponto para os Uruguaios.

Uma pena perder a Expocannabis, nosso vizinho deve estar com boas variação depois da entrada da nova lei.

Bom retorno.

Abs.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Arnilha
9 anos atrás

Eu me lembrei do verão da lata, do Solana Star, e de um bife de chorizo (uau!) que comi em Mendoza, quando fui ao Chile (de carro, claro!)

marcelo de oliveira
marcelo de oliveira
9 anos atrás

só eu que acho ou a sua companheira sortuda é a cara da Sandra Bullock,
parabéns pelos post, é como se estivesse visitando os lugares com você e parabéns para kombos, essa é uma heroína.. #mandamaisfotopo

GUS
GUS
9 anos atrás

Rsrsrs, realmente, o sal é pouco apreciado/utilizado por lá, mas acho que em outros países da América também, no Chile por exemplo…a comida vem praticamente sem sal; será que é característica brasileira?
De todo modo, belo relato Flávio, Colônia de Sacramento é bem bacana, é imperdível subir no farol para ver a paisagem. Boa viagem!

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

“Este é o único país realmente livre do mundo”. Nunca ouviu falar no USA ?……ainda mais se tratando de cannabis.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

em se tratando*

rodrigo martins
rodrigo martins
9 anos atrás

Flavio, De uma passada em Cabo Polonio…

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
Reply to  rodrigo martins
9 anos atrás

Ótima dica, e melhor ainda é embarcar naqueles “bancos” que ficam em cima das cabinas dos caminhões.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Tô achando bem engraçado esse selfie tecnológico que mais parece uma vassoura com uma xereta na ponta! rsrs. Ótimo retorno dupla dinâmica!!

Felipe Masr
Felipe Masr
9 anos atrás

Com refrigeração a ar o óleo sofre mais (inconstância de temperatura de trabalho e limites), mas como o rodar foi praticamente todo em rodovias, com boa refrigeração (forçada pela velocidade), acho que daria para esticar até 5.000 km (em um bom multiviscoso atual), até porque os tempos são outros, e os óleos também…

Na cidade, trânsito engarrafado, é melhor ficar em 3.000 km mesmo – mas o melhor era mesmo um horímetro, pois com o trânsito cada vez mais engarrafado em alguns lugares e noutros não, cada qual teria o tempo de troca que merece, “sem o justo pagar pelo pecador“.

Flavio. Por falar nisto, qual especificação de óleo (índice de viscosidade e classificação API) estás utilizando? E “tá calor” de uns 5 anos pra cá… não é? Alguma atualização no índice de viscosidade (viscosidade versus temperatura máxima de trabalho) ou segue o padrão do tempo qual a mesma fora fabricada?

Os óleos melhoraram, mas o calor aumentou, o trânsito empacou, e para quem roda na cidade constantemente com estes motores ventilados, não deve ser difícil chegar em temperaturas quais a viscosidade fique baixa ao ponto de “queimar o óleo” – pasteleiro! – ou até romper o filme; em dias assim é melhor ter o pé leve (ser rápido e suave)…

Marcus
Marcus
9 anos atrás

Flavio,
Você fez o seguro Carta Verde que dizem ser necessário para brasileiros que viajam pelo Mercosul?

Claudino
Claudino
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Mas este seguro é apenas para quem viaja de carro?

Paulo
Paulo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Seria legal se vc fizesse um post rápido dizendo quais cuidados legais (documentos, licenças, etc) teve que obter para fazer a viagem.

Pelos comentários nos posts da viagem, muita gente gostou e tem vontade de fazer algo parecido.

Abraço

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Realmente livre, desde que não falemos do sal. (e outras cositas más)

Mas enfim, adoro o Uruguai e planejo voltar em breve, (passei minha lua de mel aí)

Abraços

Klauss
Klauss
9 anos atrás

Pode até não estar bom (o que duvido) mas tá com uma cara incrível esse churrasco! Te cuida FG! Boas Férias!!

Zé Rodrix
Zé Rodrix
9 anos atrás

Beberam um Tannat?
:-)

Fred Souza
Fred Souza
9 anos atrás

Depois da Expo-Cannabis a kombosa voltaria estilo dois tempos…

askjao
askjao
9 anos atrás

Bem legal sua viagem. Mas churrasco e vinho, não combinam.

askjao
askjao
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

E precisa?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  askjao
9 anos atrás

Não combinam? Carne e vinho?

E para que serve o Malbec? E o Tannat?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Sal proibido, maconha liberada, o Uruguai é diferente mesmo. Capaz de substituírem o açúcar por algum outro pó branco….

vinicius
9 anos atrás

Flávio, demais tua viagem. Teus textos nos levam a imaginar a próxima trip! Falei pra minha namorada da tua viagem e ela adorou a ideia. Creio que fim de 2015 faremos a nossa. Mas a bordo de um opala 77. Só estrada e sem muita pressa no acelerador. Que vibe!

Fernando Linhares
9 anos atrás

Honestamente Flavio, você não acha que o mundo já tá sem graça demais pra agora ficar sem sal? Tá tudo muito politicamente correto pra mim. Por uma vida com mais tempero e mais vinho.

petrafan
petrafan
Reply to  Fernando Linhares
9 anos atrás

concordo. besteira proteger a pessoa de si mesma.

Conde
Conde
9 anos atrás

Uma ótima diversão mesmo …vcs levaram os utensílios para o churrasco naquela praça ? Continuem a diversão . Abraço

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Conde
9 anos atrás

É, Flavio, explique melhor como foi esse churrasco! Está dando vontade até aqui…
E o sal grosso?