Blog do Flavio Gomes
F-1

JEREZITAS (1)

SÃO PAULO (longo caminho) – Assim que terminou o primeiro dia de testes da temporada, hoje em Jerez, Alonso exclamou: “Eita, Giovana, o forninho caiu”, e ninguém na Honda entendeu nada, porque esses japoneses são muito desconectados do mundo e ficam só pensando em motor, motor e motor. O forninho da McLaren caiu no dia […]

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SÃO PAULO (longo caminho) – Assim que terminou o primeiro dia de testes da temporada, hoje em Jerez, Alonso exclamou: “Eita, Giovana, o forninho caiu”, e ninguém na Honda entendeu nada, porque esses japoneses são muito desconectados do mundo e ficam só pensando em motor, motor e motor.

O forninho da McLaren caiu no dia #1 do MP4/30, que deu só seis voltas, mas ninguém deve se preocupar muito com isso. Carro novo, como motor novo, de uma montadora que passou seis anos longe da F-1, sempre tem problema. E ninguém deve, também, fazer previsões ultraotimistas para a Ferrari depois do melhor tempo do dia de Vettel. No máximo, tal façanha indica que o carro não nasceu manco. Se vai ser excepcional, ninguém tem condições de dizer. Mas ele ficou feliz, está pensando no nome que vai dar ao carro (sugestões?) e, pela primeira vez na vida, está usando um capacete singelo, sem Red Bull pintado, apenas com as cores da Alemanha — já candidato ao mais bonito do ano, se ficar com ele até o fim.

A Mercedes, com as 157 voltas de Rosberg, é que deixou todo mundo preocupado. Nico ficou na frente a maior parte do tempo, andou até fazer calo no dedão, até que Vettel e Ericsson tirassem todo o peso de seus carros, colocando pneus fora do regulamento e dobrando a pressão permitida do turbo para ficar em primeiro e segundo.

OK, não foi bem isso, mas é claro que não se deve considerar a Sauber, igualmente, um fenômeno só porque cravou uma P2 na abertura da pré-temporada. Assim como a Ferrari, o time suíço pode comemorar, ao menos, o fato de não ter feito um carro torto. Mas segue sem grana, tanto que nem pintar os caminhões, pintou.

Preocupado, mesmo, fica o fã da F-1 ao ver apenas sete equipes andando. Eram 11 no ano passado, lembram? Pois a Force India já tinha avisado semana passada que não iria terinar. A Lotus informou que só na terça vai conseguir colocar o E23 na pista. Caterham e Marussia, essas não se sabe sequer se existem, ainda.

Os tempos estão aqui, na cobertura do Renan do Couto, enviado do Grande Prêmio a Jerez. Volto já com posts isolados para as apresentações dos carros da Williams, Red Bull, Toro Rosso e Mercedes, que apareceram pela primeira vez oficialmente hoje. E vamos ver também o que andaram dizendo os pilotos.