Blog do Flavio Gomes
Antigos em geral

MUNDO RIDÍCULO

SÃO PAULO (pff) – A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, baixou norma que vai exterminar os carros antigos da cidade. Vejam o que escreveu nosso Jason Vôngoli no Facebook sobre o assunto: Os xiitas verdes venceram: a partir de 1° de julho de 2016, só poderão circular por Paris automóveis produzidos depois 1997 (ou seja, […]

2cvparisSÃO PAULO (pff) – A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, baixou norma que vai exterminar os carros antigos da cidade. Vejam o que escreveu nosso Jason Vôngoli no Facebook sobre o assunto:

Os xiitas verdes venceram: a partir de 1° de julho de 2016, só poderão circular por Paris automóveis produzidos depois 1997 (ou seja, com menos de 20 anos de fabricação). E só estarão liberadas motos pós-2000. As restrições aos modelos mais antigos começa já este ano, para caminhões feitos antes de 2000. Entre 2017 e 2020, serão proibidos todos os veículos a diesel pré-2011. As medidas levam a chancela de Anne Hidalgo, prefeita de Paris, e têm como objetivo reduzir a poluição na capital da França. Adieu 2CV et 4L parisiennes. Também será o fim de tantos Mini e Fiat 500 (dos antigos) que ainda rodam por lá. Se essa onda pega…

É uma arbitrariedade inadmissível. Carros antigos, mesmo esses com mais de 20 anos de fabricação que não se enquadram na categoria de clássicos de coleção, representam um percentual irrisório da frota circulante em países ricos como a França. Mas proibi-los, sem dúvida, é uma plataforma populista que funciona nestes tempos de vilanização do automóvel. O efeito prático de medidas como essa é nulo. Melhor fariam os governos se atuassem diretamente nas montadoras, exigindo níveis cada vez menores de emissão de poluentes dos carros novos. Ou taxando veículos enormes como as SUVs que infestam as ruas do planeta. Ou estimulando a produção de veículos pequenos, leves e econômicos.

Mas não. Mais fácil proibir os antiguinhos.

Na boa, o que será de Paris sem seus 2CV?

O consolo é que, ao que parece, há uma certa movimentação em Paris para que essa lei tenha algumas exceções. Rezemos.