Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

SEM GIRLS

SÃO PAULO (bom, eu…) – É uma ótima discussão. A direção do Mundial de Endurance, nosso querido WEC, resolveu acabar com uma tradição do automobilismo que vem lá dos anos 70, as lindas garotas batizadas de “grid girls”. O argumento é que o papel da mulher na sociedade mudou e não faz sentido colocá-las em […]

SÃO PAULO (bom, eu…) – É uma ótima discussão. A direção do Mundial de Endurance, nosso querido WEC, resolveu acabar com uma tradição do automobilismo que vem lá dos anos 70, as lindas garotas batizadas de “grid girls”. O argumento é que o papel da mulher na sociedade mudou e não faz sentido colocá-las em meio a carros e marmanjos como se fossem peças em exposição num açougue, para que babões de todas idades e nacionalidades fiquem falando merda, passando cantadas ridículas ou virando o pescoço à sua passagem como se fossem avestruzes taradas.

Na verdade, o que o diretor-executivo do WEC, Gérard Neveu, disse foi só que o papel das mulheres mudou. O restou saiu da minha cabeça, mas era exatamente o que ele queria dizer. Mulher não pode ser tratada como objeto, e nos grids do mundo, é.

E agora, pergunto… Está certo Neveu?

Na assertiva sim, claro. O papel da mulher na sociedade felizmente mudou e ela vem tentando há anos mostrar que não é apenas um pedaço de filé mignon na vitrine do supermercado, como muitos homens imaginam que seja. O problema é que essa percepção sexista persiste, o pensamento machista, eu diria, é predominante em todas as sociedades, e não é tirando as meninas do grid que isso vai deixar de existir.

Meninas podem se exibir num grid, sim, desde que sejam respeitadas. É um mercado de trabalho, o de modelo. Corpos bonitos são veículos de propaganda em vários segmentos, e por que não podem ser também em corridas? Podem ser homens gostosos também, “grid boys”, por que não? Se tem gente que topa receber uma grana para exibir seu corpo, não vejo problema algum. Vende-se maquiagem assim. Roupa. Carro. Apartamento. Perfume. Tudo. Com homens e mulheres como modelos, para seduzir o consumidor. A sociedade é hedonista, consumista, capitalista. Fazer o quê?

Sou pelas garotas no grid, mas desde  que os machões se comportem e respeitem as moças. Eu não acabaria com as meninas no grid. Mas daria a cada uma delas um taco de beisebol, com autorização expressa para enfiar na cabeça do primeira palhaço que fizesse alguma gracinha idiota. E ficariam todos felizes, as meninas porque estão ganhando uma grana (e algumas adoram corridas, querem estar no meio), e o espetáculo porque fica mais bonito — gente bonita embeleza qualquer ambiente.

Mas sei que isso nunca vai acontecer e os trogloditas de sempre vão continuar tratando essas meninas como putas. Por isso, compreendo a decisão do WEC.

E vocês, pensam o quê desse assunto?