Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

GOL, 35

SÃO PAULO (parabéns, bichinho!) – A quem interessar possa, hoje o Gol faz 35 anos. Foi em 15 de maio de 1980 que a Volkswagen iniciou a produção de seu primeiro carro com motor a ar dianteiro. Ele nasceu com o motor do Fusca 1.300, mas foi um desastre e vendia menos que a Brasília, […]

ar2

SÃO PAULO (parabéns, bichinho!) – A quem interessar possa, hoje o Gol faz 35 anos. Foi em 15 de maio de 1980 que a Volkswagen iniciou a produção de seu primeiro carro com motor a ar dianteiro. Ele nasceu com o motor do Fusca 1.300, mas foi um desastre e vendia menos que a Brasília, 1.600. Assim, em setembro a montadora colocou esse motor no Gol — o que faz das batedeirinhas 1.3 carros raríssimos, e eu amaria ter um.

No ano seguinte, 1981, saiu a primeira série especial, o Gol Copa — numa alusão ao Mundial da Espanha de 1982. Azul clarinho metálico, rodas especiais, bolota do câmbio em forma de bola de futebol, era o máximo. Foi em 1983 que a VW espetou no Gol o primeiro motor refrigerado a água, 1.6, enquanto mantinha a batedeira com motor de Fusca apenas na versão BX. Em 1984 surgia o GT, essa coisa espetacular de linda, com motor 1.8. Depois viriam, ainda na era “quadrada”, o GTS e o GTi. E o Gol gerou uma família com a Parati, o Voyage (lindo, sempre) e a Saveiro.

[bannergoogle] Não sei exatamente quando surgiu a segunda geração, o Gol bolinha. Acho que em 1994. Depois vieram as demais e nem sei em qual está. O nome é o mesmo, o carro é outro — para mim, o que vale é o quadrado, o resto só usa o mesmo nome. Em todo caso, pelas leis não escritas da indústria, Gol é Gol e será sempre mesmo se daqui a 100 anos ele tiver duas rodas como um Segway. Assim, o nome ostenta números impressionantes. É o carro mais vendido da história do Brasil, quase 7 milhões de unidades. Fora o 1,2 milhão de carros exportados para 66 países. De 1987 a 2013, foi líder de vendas no Brasil.

Tenho dois. Um deles esse vermelhinho simpático. O outro, o champanhe lá em cima. Todo mundo já teve um — ou um de seus parentes. Conte, então, sua história com um Gol. Ele merece.