Blog do Flavio Gomes
F-1

MIRABOAS (6)

SÃO PAULO (bem, o resto é o resto) – A vitória de Rosberguinho colocou fogo no campeonato, que andava morno depois do domínio imposto por Hamilton nas primeiras provas do ano. Lewis agora tem 126 pontos, contra 116 de Nico. Se ele tivesse vencido, teria 136. E Rosberg, 109. Os 27 pontos que o inglês […]

miraboas777SÃO PAULO (bem, o resto é o resto) – A vitória de Rosberguinho colocou fogo no campeonato, que andava morno depois do domínio imposto por Hamilton nas primeiras provas do ano. Lewis agora tem 126 pontos, contra 116 de Nico. Se ele tivesse vencido, teria 136. E Rosberg, 109. Os 27 pontos que o inglês tinha de vantagem até chamarem-no para o pit stop caíram no chão e, quando ele recolheu, só havia 10. Vettel tem 98. Vai encher o rabo de troféu este ano, a maioria de terceiro lugar. Quando a Mercedes fizer merda, de primeiro (como na Malásia) ou segundo (como hoje).

O domingo de sol e frio (18 graus) de Mônaco foi muito chato até a despirocada de Verstappinho. Logo na primeira volta as principais posições se definiram e, como previa Alonso, seria o trenzinho de sempre.

Dois incidentes, no entanto, aconteceram na primeira volta e determinaram o destino de três pilotos. Maldonado se esfregou em Massa na subida do Cassino e  brasileiro estourou um pneu. Teve de trocar e caiu para último. Terminou em 15°, uma volta atrás. Pastor abandonou. E Hülkenberg foi outro que se deu mal, tocado por Alonso na Mirabeau. Deu no muro e quebrou a asa. Lutou e terminou em 11°. Fernandinho tomou um pênalti de cinco segundos. Pelo rádio, perguntou. “Que merda é essa?”. Explicaram. “Ah, tá.”

Alonso, aliás, abandonou na volta 43. Estacionou na Sainte Dévote. “Vim rezar”, informou aos comissários que tentavam levá-lo de volta aos boxes. “Vim rezar pela alma de Lady Di, a princesa disso tudo aqui.” Os médicos foram chamados e lhe deram alguns comprimidos, parece que está tudo bem agora.

Mas a McLaren teve motivos para comemorar. Afinal de contas, depois de longo e tenebroso inverno a equipe pontuou, finalmente. Button fez uma corrida muito bonita e terminou em oitavo, uma posição atrás de Pérez, da Force India, que igualmente merece todos os aplausos. Felipe Nasr fez a lição de casa, herdou posições de todos que foram quebrando ou tendo problemas e conseguiu um ótimo nono lugar, marcando pontos pela terceira vez. E Sainz Idade, que largou em último, fez uma boa prova e terminou em décimo, salvando o fim de semana da Toro Rosso que era muito promissor, mas acabou não sendo o que o time esperava.

A Williams foi a decepção da vez na Riviera Francesa. Depois de 24 corridas seguidas pontuando, teve de enfiar a viola no saco com o 15º de Felipe I e o 14º de Sapattos. A pista não combina com seus carros.