Blog do Flavio Gomes
F-1

HÁ TRÊS ANOS

SÃO PAULO (inacreditável) – Hoje, 24 de junho, faz três anos do último pódio de Michael Schumacher na F-1. Foi no GP da Europa em Valência, vencido por Fernando Alonso, então na Ferrari. Raikkonen, com a Lotus, chegou em segundo. Michael, que voltara a correr em 2010 pela Mercedes — não se enganem, muito do que está […]

SÃO PAULO (inacreditável) – Hoje, 24 de junho, faz três anos do último pódio de Michael Schumacher na F-1. Foi no GP da Europa em Valência, vencido por Fernando Alonso, então na Ferrari. Raikkonen, com a Lotus, chegou em segundo. Michael, que voltara a correr em 2010 pela Mercedes — não se enganem, muito do que está acontecendo na equipe hoje tem o dedo do heptacampeão —, foi o terceiro colocado e levou para casa seu 155° troféu. Alain Prost, com 106 taças, é o segundo nessa estatística. Dos pilotos em atividade, Alonso, com 97, é quem mais estourou champanhe.

[bannergoogle] Foi uma corridaça, essa das ruas valencianas. Lembram? Alonso largou em 11° e foi buscar. Tudo aconteceu nas últimas voltas. Lendo agora o relato no blog, me dou conta de que a temporada de 2012 foi uma rara exceção deste século, com provas excepcionais e resultados surpreendentes — como esquecer dos sete vencedores diferentes nos sete primeiros GPs, entre eles Maldonado? Além do mais, Vettel foi campeão sobre Alonso com apenas três pontos de vantagem, numa prova dramática em Interlagos para fechar o Mundial. Eu digo, as coisas estão piorando, e eram bem legais pouquíssimo tempo atrás… Aliás, coincidentemente Renan do Couto escreve sobre isso hoje no Grande Prêmio.

Aquele GP da Europa juntou três campeões e dez títulos naquilo que chamei de “pódio retrô”, algo que nunca mais aconteceu — até porque Michael encerraria a carreira no final daquele ano, deixando a Mercedes prontinha para as glórias vindouras, e nunca mais emprestaria seus sete títulos a pódio algum. Alonso se emocionou muito. Estava numa fase de paixão arrebatadora pela Ferrari. Curioso é que depois daquela vitória, o asturiano só voltaria a vencer mais três vezes na F-1: na Alemanha, ainda em 2012, e na China e na Espanha no ano seguinte. Sim, meninos, faz mais de dois anos que Fernandinho não sabe o que é chegar lá no topo. E, pelo jeito, vai levar muito tempo ainda para voltar, se voltar.

Quanto a Schumacher, segue a agonia de seus amigos e fãs — agravada pelo fato de que não se tem a menor ideia de como ele está.