Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (então manda) – A história da Transbrasil, que nasceu da necessidade da Sadia de mandar frangos de avião para o resto do Brasil, eu conhecia. Mas a Perdigão também? O Fábio Almeida achou a foto e mandou as informações: Em 1955, para solucionar o problema do transporte e distribuir os produtos da empresa, […]

SÃO PAULO (então manda) – A história da Transbrasil, que nasceu da necessidade da Sadia de mandar frangos de avião para o resto do Brasil, eu conhecia. Mas a Perdigão também? O Fábio Almeida achou a foto e mandou as informações:

Em 1955, para solucionar o problema do transporte e distribuir os produtos da empresa, foi constituída a Ponzoni Brandalise – Comércio, Indústria e Transportes. Dois anos depois de sua constituição, o Expresso Perdigão, como ficou conhecido, passou a contar com 20 caminhões. Como as estradas eram precárias e não havia refrigeração nos caminhões, a Perdigão resolveu transportar seus produtos perecíveis de avião entre Videira e São Paulo. Foi
assim que, em 1957, adquiriu dois aviões Douglas DC3, com capacidade para transportar três toneladas de carga por viagem. Apesar da rapidez dos aviões, o Expresso Perdigão continuou a existir e a crescer. Com a modernização das estradas de rodagem patrocinada pelo governo de Juscelino Kubitschek, e com o advento das câmaras frigoríficas, o transporte terrestre por caminhões passou a ser econômica e tecnicamente mais interessante para a Perdigão do que a manutenção dos velhos aviões, que foram desativados e vendidos. A foto foi tirada no aeroporto Angelo Ponzoni, em Videira, no Oeste de Santa Catarina.