Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM À TARDE

SÃO PAULO (relaxa e goza) – A conversa pós-GP do Canadá, como sói ocorrer em campeonatos previsíveis, ficou mais para os derrotados do que para os vencedores. O piti de Alonso ganhou as manchetes, ainda mais depois que ele postou uma foto da classificação de cabeça para baixo, na qual aparecem, em primeiro e segundo, […]

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SÃO PAULO (relaxa e goza) – A conversa pós-GP do Canadá, como sói ocorrer em campeonatos previsíveis, ficou mais para os derrotados do que para os vencedores. O piti de Alonso ganhou as manchetes, ainda mais depois que ele postou uma foto da classificação de cabeça para baixo, na qual aparecem, em primeiro e segundo, ele e Button — os dois acabaram sendo o grande fiasco do fim de semana de Montreal.

A paciência de Fernandinho está acabando?

Na verdade, a resposta a essa pergunta é menos importante do que à questão “que diabos está acontecendo com a McLaren e com a Honda?”.

É isso que precisa ser respondido. Por mais que se compreenda que sair do zero é dureza para qualquer um, ainda mais nesta F-1 de motores e sistemas indefensáveis, parece surpreendente que depois de sete corridas esses dois gigantes tenham conseguido somar apenas quatro pontos e vários vexames no Mundial.

O ambiente no time não é bom. “Tem gente aqui que ainda acha que somos os melhores, mas isso ficou para trás”, disse uma fonte não-identificada à imprensa espanhola.

A crença na capacidade que equipe e fabricante mostraram no passado ainda é o que ainda estanca as críticas mais virulentas de todas as partes — pilotos, jornalistas, dirigentes. McLaren e Honda têm sido poupadas de uma humilhação generalizada porque, no fundo, as pessoas acreditam que não se pode descartar a possibilidade de um salto de qualidade de uma hora para outra, tantas foram as vitórias de ambas em tempos não muito distantes.

Mas, olha… O que vem acontecendo nos últimos meses não dá nenhuma indicação de que esse salto virá. Tem algo de bem errado acontecendo em Woking. E no Japão.

Quanto a Alonso, acho que ele tem sido, sim, bastante paciente. Button, também. Dos pilotos ninguém pode reclamar.

Pitaquinhos…

– Maldonado fez seus primeiros pontos no ano. Agora, entre os que já largaram no campeonato, apenas Alonso, Merhi e Stevens ainda não terminaram entre os dez primeiros. Magnussen, inscrito para o GP da Austrália, também não — mas não chegou a largar.

– Pela primeira vez desde que foi alçado à condição de titular da Red Bull, Ricciardo terminou uma prova fora da zona de pontos — descontando os abandonos, claro. O pior resultado do australiano no time rubrotaurino se dá exatamente um ano depois de sua primeira vitória na categoria, lá mesmo no Canadá.

– Uma constatação: com a Renault, no atual estado de coisas, a Red Bull não vai a lugar algum.

– Grosjean foi muito digno ao assumir a culpa pelo acidente com Stevens e se desculpar publicamente. “A gente nunca para de aprender”, falou.

– A rodada de Raikkonen no grampo, sozinho, tirou da Ferrari a chance de pódio em Montreal. O que deixou Arrivabene bem zangado. As coisas podem começar a azedar para o finlandês no time.