Blog do Flavio Gomes
Rali

BRASIL, 1982

SÃO PAULO (e eu, onde estava?) – A história da passagem do Mundial de Rali pelo Brasil ainda está para ser bem contada em algum livro. Se houver algum, me avisem, que vou atrás. Foram duas etapas, em 1981 e 1982. A primeira não contou pontos para o Mundial de Construtores — só para os pilotos. […]

SÃO PAULO (e eu, onde estava?) – A história da passagem do Mundial de Rali pelo Brasil ainda está para ser bem contada em algum livro. Se houver algum, me avisem, que vou atrás. Foram duas etapas, em 1981 e 1982. A primeira não contou pontos para o Mundial de Construtores — só para os pilotos. A segunda já teve pontuação integral. Ari Vatanen, com um Ford Escort, venceu em 1981. Michele Mouton, de Audi quattro, no ano seguinte.

Pelo naipe dos vencedores dá para imaginar que não foram etapas de brincadeira, embora a edição de 1982 não tenha contado com muitos pilotos de ponta. A turma faria a etapa da Argentina e, na sequência, a do Brasil. Mas os vizinhos acabaram cancelando a prova por conta da Guerra das Malvinas, desfalcando bastante o evento brasileiro. Apesar das dificuldades, foram 58 inscritos. E quatro chegaram ao final.

O Paulo Jorge Lagartinho mandou este link, que vale para quem tem conta no Facebook. É um álbum de fotos de 1982 que reputo sensacional. Não sei exatamente qual o percurso utilizado, mas o estacionamento do ginásio do Ibirapuera foi usado como ponto de partida. De lá, salvo engano, a caravana foi até  Rio passando pelo Vale do Paraíba, e voltou. A prova aconteceu de 10 a 15 de agosto daquele ano.

Eu tinha 18 anos, estava na faculdade, já morava em São Paulo, mas por alguma razão não me interessei pela presença desses carros aqui. Naquela época, futebol era tudo que me importava. No dia de encerramento do rali, a Portuguesa ganhou do Palmeiras de virada por 2 a 1, gols de Taborda e Caio no segundo tempo. Lembro muito bem, porque foi um dia depois do aniversário do clube e o Canindé estava lotado até a tampa, mais de 22 mil pagantes.

Era lá que eu estava.

Selecionei algumas fotos para ilustrar o post, mas sugiro firmemente que vocês vejam as demais. É realmente espetacular ver esses carros com cavalos, Kombis e Fuscas de fundo, rasgando paisagens tipicamente brasileiras sob o olhar espantado de caboclos do interior.