Blog do Flavio Gomes
Indy, IRL, ChampCar...

EMMO, 30

SÃO PAULO (era bom, o cara) – Muito bacana o texto do Pedro Henrique Marum sobre os 30 anos, completados hoje, da primeira vitória de Emerson Fittipaldi na Indy. Foi nas 500 Milhas de Michigan, uma corrida tumultuada, com apenas dez carros recebendo a bandeirada. Um deles, Tom Sneva, sem saber que estava uma volta […]

SÃO PAULO (era bom, o cara) – Muito bacana o texto do Pedro Henrique Marum sobre os 30 anos, completados hoje, da primeira vitória de Emerson Fittipaldi na Indy. Foi nas 500 Milhas de Michigan, uma corrida tumultuada, com apenas dez carros recebendo a bandeirada. Um deles, Tom Sneva, sem saber que estava uma volta atrás, atrapalhou Al Unser, ajudando o brasileiro a vencer. Sneva acabou ficando em terceiro. “Eu achava que estava lutando para ganhar”, disse, na ocasião, meio envergonhado.

Foi uma vitória típica de Emerson, como na F-1: na espera, sem cometer erros, contando com acidentes e quebras dos adversários — o que não reduz em nada seu mérito; Fittipaldi era um piloto que sabia como poucos se valer das circunstâncias de uma corrida.

Tem um vídeo legal aqui, cuja incorporação está desabilitada. Então, precisa ver no YouTube direto. Abaixo, vídeo do arquivo dos irmãos Neri.