EMMO, 30

SÃO PAULO (era bom, o cara) – Muito bacana o texto do Pedro Henrique Marum sobre os 30 anos, completados hoje, da primeira vitória de Emerson Fittipaldi na Indy. Foi nas 500 Milhas de Michigan, uma corrida tumultuada, com apenas dez carros recebendo a bandeirada. Um deles, Tom Sneva, sem saber que estava uma volta atrás, atrapalhou Al Unser, ajudando o brasileiro a vencer. Sneva acabou ficando em terceiro. “Eu achava que estava lutando para ganhar”, disse, na ocasião, meio envergonhado.

Foi uma vitória típica de Emerson, como na F-1: na espera, sem cometer erros, contando com acidentes e quebras dos adversários — o que não reduz em nada seu mérito; Fittipaldi era um piloto que sabia como poucos se valer das circunstâncias de uma corrida.

Tem um vídeo legal aqui, cuja incorporação está desabilitada. Então, precisa ver no YouTube direto. Abaixo, vídeo do arquivo dos irmãos Neri.

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Quando tudo parecia acabado o Rato começava trilhar um novo caminho.

Cleverson
Cleverson
6 anos atrás

Reportagem feita pelo Paulo César Araújo. Sua morte foi muito sentida pelo pessoal da Rede Globo à época…

Luis
Luis
6 anos atrás

Alguem sabe qual era a equipe do Emerson nessa 1a vitoria da Indy?

Coincidência, foi na pista de Michigan também que Emerson fez sua ultima corrida na Indy, quando teve um acidente quase mortal, encerrando sua carreira (competitivamente falando).

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
Reply to  Luis
3 anos atrás

Patrick Racing.

Bruno
Bruno
6 anos atrás

890 milhões de cruzeiros…. O que será que isso comprava na época??

João Sérgio
João Sérgio
Reply to  Bruno
6 anos atrás

corrigindo pelo IPCA,numa calculadora disponivel no site do Banco Central, essa quantia(800 milhões de cruzeiros em julho de 1985) daria R$ 1.442.263,05 em junho de 2015

João Sérgio
João Sérgio
Reply to  João Sérgio
6 anos atrás

pela ferramenta “inflation calculator” inserindo o valor em dólares(112 mil) o valor obtido foi US$248,396.43 o que segundo o Google equivale a 850 mil reais

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Ola que legal, visitei algumas casas para alugar ontem e encontrei 2 adesivos comemorativos do Banco Comind para Emerson Fittipaldi. segue link das fotos.
comment image?dl=0
comment image?dl=0
comment image?dl=0

Luis felipe
Luis felipe
6 anos atrás

O Piquet ja deu uma zuada em entrevistas neste lance do Emmo vencer corridas sem ganhar rsrs…
Mas como vc diz.. O Emerson é realmente o mais importante! Essa carreira dele na Indy é algo espetacular.. Um reencontro com a velocidade em estado mais puro!

José Brabham
José Brabham
6 anos atrás

Esse é “O Cara”. Abriu as três principais fronteiras ao automobilismo brasileiro!

José Carlos
José Carlos
6 anos atrás

30 anos…..estamos ficando velhos

guilherme
guilherme
6 anos atrás

Tem um jeito bem fácil de incorporar um vídeo bloqueado: é só pegar o HTML que incorpora outro vídeo liberado e substituir o código identificador do vídeo que se deseja usar (o que aparece depois do v= no endereço do vídeo; nesse caso, YQgX-7SRWtI).

Naturalmente, isso desrespeita a vontade de quem publicou o vídeo no YouTube, mas…