Blog do Flavio Gomes
Esquisitices

A “KOMBISETA”

SÃO PAULO (inacreditável) – De novo a página Romi-Isetta Brasil no Facebook trazendo coisas fantásticas (dicas sempre enviadas pelo Eugenio Chiti). Reproduzo na íntegra, claro, porque além de tudo os caras escrevem bem pacas. O bom filho à casa torna! Depois de um tempo em restauração, chega às antigas instalações da Romi a carroceria do […]

iso400SÃO PAULO (inacreditável) – De novo a página Romi-Isetta Brasil no Facebook trazendo coisas fantásticas (dicas sempre enviadas pelo Eugenio Chiti). Reproduzo na íntegra, claro, porque além de tudo os caras escrevem bem pacas.

O bom filho à casa torna! Depois de um tempo em restauração, chega às antigas instalações da Romi a carroceria do Autocarro Iso 400, carro que iria ser produzido pela companhia. Este é o protótipo que serviu para os estudos e testes de durabilidade. O projeto do carro, que foi fabricado na Itália e Espanha, foi da mesma equipe que criou o Isetta. Em 1957, a Romi enviou ao Geia (órgão governamental de fomento ao setor automotivo) os planos para a fabricação de cinco diferentes carros: Romi-Isetta, Romi-Isetta pick-up, Romi-BMW 600 (versão nacional do BMW 600) e este autocarro, nas versões furgão e pick-up. Foram importadas da Iso italiana dois autocarros, um furgão e um pick-up. Os carros foram submetidos a testes e estudos para a nacionalização dos componentes. Ainda em 1957, o Geia autorizou a concessão de estímulos para a produção dos cinco automóveis, porém, não foi possível a concretização do projeto (que previa uma joint-venture com a BMW, que não pode participar naquele momento). Este carro, de 1957, ainda é de propriedade da Romi e, num futuro breve, terá sua restauração concluída.

A Romi é demais.