Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (ainda bem que acabou) – A sensação é geral: foi o pior campeonato dos últimos anos. Nem mesmo a pseudo-polêmica envolvendo as estratégias de Rosberg e Hamilton parece interessante. A opinião está em editorial do Grande Prêmio hoje. Concordo com cada palavra. Mas teve rescaldo, sempre tem. A ele. – Raikkonen, ontem, chegou […]

SÃO PAULO (ainda bem que acabou) – A sensação é geral: foi o pior campeonato dos últimos anos. Nem mesmo a pseudo-polêmica envolvendo as estratégias de Rosberg e Hamilton parece interessante. A opinião está em editorial do Grande Prêmio hoje. Concordo com cada palavra.

Mas teve rescaldo, sempre tem. A ele.

– Raikkonen, ontem, chegou aos 80 pódios na carreira. O primeiro foi na Austrália em 2002, terceiro lugar pela McLaren. O finlandês, com o terceiro de ontem em Abu Dhabi, empatou com Senna nas estatísticas. Na relação dos pilotos que levaram mais troféus para casa estão, à frente deles, estão Schumacher (155), Prost (106), Alonso (97) e Hamilton (87).

– No diz-que-diz da Mercedes, a pergunta é: a equipe errou ao chamar Hamilton para o segundo pit stop, colocando pneus macios em seu carro? Hamilton nem queria parar. Mas a escolha dos pneus nem foi tão criticada pelo piloto. “Os macios estavam bons no meu carro”, disse o inglês.

– A Mercedes, inclusive, diz que quem escolheu os macios foi o piloto, junto com seu engenheiro.

– Pela primeira vez desde que estreou na F-1, em 2001, Fernando Alonso fez menos pontos que um companheiro de equipe. Foi batido por Button, 16 x 11. Que ano, que ano…

– Nas entrevistas pós-corrida da BBC (que inveja…), Christian Horner confirmou que a Red Bull já tem um acordo de motores fechado, não revelou com quem e criticou duramente a F-1 atual. “Esses motores são lindas peças de engenharia, mas custam caro demais e a F-1 precisa voltar a ser  que era antes, com carros velozes, barulhentos, grande demanda física”, falou. Para quem entende inglês, está aí embaixo.

– Horner também disse que uma eventual saída da Renault da F-1 não afetaria a equipe. Isso pode ser interpretado de duas formas: alguém vai cuidar dos motores fabricados pela Renault (a Ilmor, provavelmente), ou o acordo não foi fechado com os franceses. Há ainda quem acredite numa surpresa, uma Red Bull-Honda. Acho muito difícil.

– Frase de Vettel, fazendo um balanço da temporada. “Se a gente olhar para onde a Ferrari estava no ano passado e para o que conseguiu neste, é quase um milagre”, falou o alemão. A saber: o time foi quarto colocado no ano passado, com 216 pontos, e pulou para segundo em 2015, com 428; três vitórias nesta temporada, contra nenhuma na última; uma pole em 2015, nenhuma em 2014; três melhores voltas agora, uma no ano passado; quatro presenças na primeira fila em 2015, nenhuma em 2014; e o grande salto na quantidade de pódios 16 x 2.

– A Manor Marussia encerrou sua participação no Mundial como única equipe zerada, mas orgulhosa de ter conseguido terminar 14 das 19 corridas com seus dois carros andando. Não é nada, não é nada, e não é nada, mesmo.

– Button considerou o GP de Abu Dhabi sua melhor corrida no ano. Por ter conseguido, nas voltas finais, não ser ultrapassado pela Williams de Bottas. O inglês terminou em 12º. A McLaren vai ter muito trabalho. Sua temporada na volta da parceria com a Honda foi pavorosa.