Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (bom jornalismo, gostamos) – Tem coisa que não merece ficar escondida. O bom jornalismo está sendo feito na internet, ninguém sabe direito como ganhar dinheiro com isso (quem fica rico na internet é “youtuber”, com vídeos para adolescentes, e duplas de sertanejo universitário), mas é preciso mostrar. O “FatoOnline” é uma dessas páginas […]

SÃO PAULO (bom jornalismo, gostamos) – Tem coisa que não merece ficar escondida. O bom jornalismo está sendo feito na internet, ninguém sabe direito como ganhar dinheiro com isso (quem fica rico na internet é “youtuber”, com vídeos para adolescentes, e duplas de sertanejo universitário), mas é preciso mostrar. O “FatoOnline” é uma dessas páginas que está tentando fazer alguma coisa diferente, com diversidade de pensamento, bons colunistas e vídeos semanais.

Num deles, a boa surpresa: Belisa Ribeiro. Ela foi uma espécie de musa do jornalismo nos anos 80, com passagens pelo “Jornal do Brasil”, TV Globo e Bandeirantes. Escreveu um livro importante sobre o atentado no Riocentro, em 1981, e se enfiou de cabeça na campanha de Fernando Collor, alguns anos depois.

Mãe de Gabriel, o Pensador, Belisa tem gravado vídeos semanais falando do Rio de Janeiro. O último deles mostra a reabertura do Bar Lagoa, 80 anos, ícone da boemia carioca. Delícia de matéria, que dá vontade de pegar a primeira Ponte Aérea para tomar um chope histórico.

Fazia muito tempo que eu não ouvia falar da Belisa, e numa pesquisa rápida encontrei seu site oficial. Vale perder um tempinho ali, lembrar de sua atuação, rever vídeos antigos — como esta entrevista com o então deputado federal Lula, na qual ele admite, pela primeira vez, disputar a eleição presidencial em 1989.

É uma breve viagem no tempo. E Belisa continua em forma com um microfone na mão. Que seja longa essa sua jornada neste terreno ainda pantanoso da internet.