Blog do Flavio Gomes
F-1

2016, DIA #4

SÃO PAULO (tarde, tarde, cansado, cansado…) – O último dia da primeira bateria de testes de pré-temporada em Barcelona não foi bom para todos. Pelo menos dois pilotos saíram irritados com a impossibilidade de andar o que precisavam. Massa deu apenas 54 voltas. Digo “apenas” porque a média, nestes dias, foi de mais de 100 […]

kvbarc

SÃO PAULO (tarde, tarde, cansado, cansado…) – O último dia da primeira bateria de testes de pré-temporada em Barcelona não foi bom para todos. Pelo menos dois pilotos saíram irritados com a impossibilidade de andar o que precisavam. Massa deu apenas 54 voltas. Digo “apenas” porque a média, nestes dias, foi de mais de 100 per capita. E Alonso, três. Sem marcar tempo.

A Williams teve um “problema”. Uso as aspas porque a equipe não disse o que foi. Felipe reclamou: “Acabou sendo um dia inútil”. Para Fernandinho, pior ainda. A equipe trocou o motor de ontem para hoje por causa de um pequeno vazamento no sistema hidráulico na base do motor. Aí ele saiu e começou a vazar líquido de arrefecimento. Conhecido como água, também. Mas deve ter algum aditivo. Foi num lugar de difícil acesso, e quando a equipe descobriu onde era, achou melhor parar tudo e se preparar para a semana que vem — de 1º a 4 de março.

[bannergoogle] Alonso ficou triste e desiludido, mas preferiu ver um lado positivo destes primeiros dias da McLaren em 2016: “Andamos bastante, completamos muitas voltas e temos muitos dados para analisar”, contemporizou.

Raikkonen, com pneus ultra-gosmentos, foi o mais rápido do dia, 1min23s477. Kvyat, com a mesma borracha, ficou em segundo. Celis, o mexicano espertinho da Force India que andou mais que os titulares nesta semana, foi o terceiro com pneus supermacios. Esse carro é bom, acreditem. E esse moleque, ao que parece, também. Mas é reserva. Pérez e Hülkenberg que se cuidem, pois.

A Renault voltou a andar bastante com Magnussen, 153 voltas sem grandes problemas, em quarto. Depois vieram Verstappen, Nasr (121 voltas, se despedindo do carro do ano passado), Rosberguinho, Hamilton, Massa, Gutierrez, Haryanto e o pobre Alonso para fechar a folha de cronometragem. Rio, o indonésio, rodou e bateu. “Cometi um errinho…”, desculpou-se. Tá de boa. Acontece.

Depois de quatro dias, impressionou a confiabilidade da Mercedes, com mais de 150 voltas por dia, uma maluquice. A solidez da estreante Haas também encheu os olhos — sem problemas sérios, virando tempos competitivos, parecendo uma veterana do picadeiro. A melhora da Manor também foi visível e até a McLaren, apesar de hoje, tem o que festejar.

Kimi, que não gosta de testar, não se iludiu com a liderança ferrarista na maior parte do tempo. “Não sei se esse carro vai ser bom. Parece que é, mas tem muita coisa para melhorar”, disse, em longa entrevista de sete segundos.

A turma volta à pista a partir de terça-feira que vem para mais quatro dias de testes e, aí, fim de papo. De Barcelona para as fábricas e das fábricas para Melbourne, porque já estamos a menos de um mês da abertura do Mundial, dia 20 de março.

Adoro corrida de abertura de temporada.

FRASE DO DIA
“Foi um dia inútil.”
Felipe Massa, irritado com a quebra na Williams