Blog do Flavio Gomes
F-1

MP4-31 – A COISA TÁ PRETA

SÃO PAULO (mas ficou bonito) – Todo negro, como foi a temporada do ano passado: escura, tenebrosa, tétrica. A McLaren e a Honda deixaram o preto como cor principal e é assim que vão para 2016 — mais um negão, como o da Renault. Veio à luz o MP4-31, carro com o qual equipe e montadora pretendem, […]

SÃO PAULO (mas ficou bonito) – Todo negro, como foi a temporada do ano passado: escura, tenebrosa, tétrica. A McLaren e a Honda deixaram o preto como cor principal e é assim que vão para 2016 — mais um negão, como o da Renault. Veio à luz o MP4-31, carro com o qual equipe e montadora pretendem, ao menos, apagar os vexames do último campeonato. Foi um horror.

Mas sempre há esperança. O carro novo tem muitas mudanças em relação ao ano passado, que serão detalhadas a seguir. Antes, contemplem o modelo de Alonso e Button apresentado hoje.

Bem, é claro que meu olhar experiente, que vocês conhecem de outros posts, identificou as novidades rapidamente, ainda que o time tenha se esforçado para ocultá-las. A saber:

– O motor da 110i da Biz foi trocado pelo da CG 150 Cargo, com estudos sobre um upgrade para o da 160 Titan, ainda em testes.

– O “SAP no bico, uma tecla, na verdade, pode ser acionado por qualquer um do lado de fora do carro para entender o que os japoneses estão dizendo.

– A queda brusca do bico serve como espreguiçadeira para Alonso tomar sol.

A cara de coitado de Fernandinho, inclusive, mostra que ele não gostou das anteninhas, que podem atrapalhar na hora de se esticar.

– O “Segafredo” na asa traseira é aromatizado com notas de baunilha.

Isso à parte, troquei e-mails com graduado engenheiro em Woking e perguntei a ele o motivo desses detalhes em vermelho nas laterais. Adivinhem o que ele respondeu? Não, não foi para “otimizar os fluxos de ar”. “Nem sei o que é isso”, me disse. “É que do alto parece um coraçãozinho.”