Blog do Flavio Gomes
F-1

2016, DIA #5

SÃO PAULO (vai dar certo) – Ninguém quis fazer muita graça hoje no primeiro dia de testes da semana em Barcelona — a última sessão oficial, que representa o quinto dia da pré-temporada considerando os quatro da semana passada (precisa mesmo tudo isso para explicar o título de uma nota?). Quase todo mundo usou os pneus médios […]

alonsotest2

SÃO PAULO (vai dar certo) – Ninguém quis fazer muita graça hoje no primeiro dia de testes da semana em Barcelona — a última sessão oficial, que representa o quinto dia da pré-temporada considerando os quatro da semana passada (precisa mesmo tudo isso para explicar o título de uma nota?). Quase todo mundo usou os pneus médios e macios. Ultra-gosmentos e supermacios ficaram para outro dia, com exceção da Williams, que optou por fazer uma voltinha com a borracha mais aderente de todas. Não é hora de impressionar os outros. É hora de testar de verdade.

E, testando de verdade, a Mercedes pulou para a ponta. Rosberguinho andou pela manhã e usou os pneus macios. Fez algumas simulações de voltas de classificação. Sua melhor foi cronometrada em 1min23s022. No ano passado, foram três baterias de testes, uma em Jerez e duas em Barcelona. No circuito catalão, a melhor marca obtida na pré-temporada foi de 1min22s792, do mesmo Nico-Nico no Fubá. Curiosidade: o melhor tempo de Hamilton nos testes de 2015 foi idêntico ao do alemão platinado hoje. Haja precisão. Já no GP da Espanha, pouco mais de dois meses depois, Rosberg fez a pole em 1min24s681.

[bannergoogle] Sapattos ficou 0s2 do líder com pneus ultramacios, aumentando um pouco a autoestima da Williams — mas é ilusório, claro, pelo tipo de composto usado. Alonso, com macios, ficou a 1s7 de Nico, em terceiro. Olha ele lá na foto, todo borrado. Ano passado, essa diferença era maior. No mesmo dia de fevereiro de 2015 em que Rosberg fez 1min22s792, Button, com a McLaren e a Honda ainda tentando descobrir onde ligava o motor, foi 2s798 mais lento. Constatação óbvia: os mclarianos melhoraram, mas não muito. Pelo menos as quebras têm sido bem mais raras. El Fodón de La Depresión teve um problema no último dia da semana passada e nem andou, mas hoje completou 93 voltas e a única coisa que aconteceu nos boxes foi perder a telemetria pela manhã. Nada de errado no carro.

Raikkonen, com médios, ficou em quarto. Depois apareceu Kvyat, seguido por Hamilton na sexta posição. O trabalho do inglês, hoje, foi simular corrida no período da tarde. A Mercedes é a única que está usando seus dois pilotos todos os dias. As demais equipes optaram por escolher um e deixar andando até cansar.

Nasr estreou o C35 da Sauber e, se não fez tempos impressionantes, saiu satisfeito por ter completado 103 voltas sem maiores problemas. O mesmo não se pode dizer da Haas, que vinha andando sem grandes preocupações desde a semana passada, mas hoje teve um piripaque no sistema de alimentação de combustível que permitiu a Gutierrez completar apenas 23 voltas. Até que demorou para quebrar alguma coisa.

Os testes prosseguem até sexta-feira.

FRASE DO DIA
“O que não te mata te fortalece.”
Günther Steiner, chefe de equipe da Haas