Blog do Flavio Gomes
F-1

2016, DIA #7

SÃO PAULO (quase lá) – Com pneus ultra-macios, Raikkonen fechou hoje o terceiro dia da semana de testes em Barcelona com o melhor tempo, e rasgou elogios ao carro da Ferrari. Foi, de fato, um dia bom. “Andamos sem parar, sem problema algum, só parando mesmo quando tinha alguma bandeira vermelha”, elogiou o falante finlandês. […]

<a href=F1 - WINTER TESTS BARCELONA 2 - 2016" width="380" height="570" srcset="https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2016/03/EV27776.jpg 380w, https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2016/03/EV27776-200x300.jpg 200w" sizes="(max-width: 380px) 100vw, 380px" />SÃO PAULO (quase lá) – Com pneus ultra-macios, Raikkonen fechou hoje o terceiro dia da semana de testes em Barcelona com o melhor tempo, e rasgou elogios ao carro da Ferrari. Foi, de fato, um dia bom. “Andamos sem parar, sem problema algum, só parando mesmo quando tinha alguma bandeira vermelha”, elogiou o falante finlandês. A melhor de suas 136 voltas: 1min22s765.

Outro que ficou feliz foi Massa. Segundo colocado a 0s408 de Kimi, o brasileiro da Williams não pôde desfrutar da velocidade da borracha ultra-macia (amanhã vou tirar o hífen dessa merda) porque quando calçou esses pneus, pegou tráfego. Foram 119 voltas no total e a melhor delas registrada com pneus macios, duas graduações abaixo dos mais gosmentos feitos pela Pirelli.

Foi mais um dia de poucas quebras e muitas voltas. Nunca se andou tanto numa pré-temporada em termos individuais. Hülkenberg, terceiro colocado no dia, deu 137 voltas. Verstappinho, logo atrás dele, 159. Nasr, Alonso e Kvyat foram outros que passaram de uma centena de voltas. Na Mercedes, o trabalho rendeu 144 giros, sendo 81 para Rosberguinho e 63 para Hamilton.

O inglês, inclusive, ficou apenas em 11º, com um tempo 3s703 pior que o de Kimi. Especula-se que a Mercedes estava testando, com ele, um lastro de 150 kg, ou gasolina batizada comprada em Sapopemba, ou ainda a possibilidade de correr sem o motor a combustão, só com os elétricos. Amanhã, no último dia da pré-temporada, desconfio que os carrinhos prateados vão colocar pneus ultra-macios para humilhar a concorrência.

Além do que vimos acima, merecem destaque nas notícias do dia…

a tristeza de Alonso com a F-1 atual, de carros “tremendamente lentos” e pneus “difíceis de entender”.

as dificuldades da Haas nesta reta final de preparação, depois de uma primeira semana impecável.

…Hamilton (na foto) ficou feliz com a divisão que a Mercedes promoveu nos testes — um anda de manhã, outro de tarde. “Dá a impressão que você andou oito dias, mesmo, e não quatro. E cansa menos.” Lewis também disse que está percebendo uma Mercedes “mais forte que no ano passado”. Xi.

…o site oficial da F-1 pingou um vídeo bonito com imagens em slow motion. Não pode “embedar”, aqui está o link.

FRASE DO DIA
“Ninguém gosta desta F-1. Talvez Hamilton e Rosberg, só.”
Fernando Alonso, desanimado com a categoria.