Blog do Flavio Gomes
F-1

AS NOVIDADES

SÃO PAULO (curti e compartilhei) – Preparem-se. As classificações da F-1 serão mesmo a maluquice pensada inicialmente, que Ecclestone gostou, mas achou que não daria para implantar antes do GP da Espanha. Vai dar, lógico. Fazer um software de cronometragem não é tão complicado assim. [bannergoogle] Nem todos gostaram. Vettel, por exemplo, odiou o sistema que […]

SÃO PAULO (curti e compartilhei) – Preparem-se. As classificações da F-1 serão mesmo a maluquice pensada inicialmente, que Ecclestone gostou, mas achou que não daria para implantar antes do GP da Espanha.

Vai dar, lógico. Fazer um software de cronometragem não é tão complicado assim.

[bannergoogle] Nem todos gostaram. Vettel, por exemplo, odiou o sistema que o Grande Prêmio está chamando mui corretamente de “dança das cadeiras”. Para ele, é absurdo mudar as regras duas semanas antes do início do campeonato. O componente surpresa, que todos adoramos, foi duramente criticado pelo jovem alemão — que pensa como um velho chato. “Entendo a animação com o elemento de aleatoriedade, mas devemos pensar no esporte. O mais rápido sai na frente, o mais rápido vence.”

OK, Seb, my friend. Mas isso não muda. Muda se o mais rápido se atrapalhar. E o novo formato apenas aumenta a possibilidade de alguém se atrapalhar. Não sei qual será o resultado, se a chance de embaralhar o grid é apenas retórica e as equipes rapidamente vão se adaptar. Tomara que sim. É preciso mexer, quando a coisa está ruim. O que deixa Vettel irritado, mesmo, parece ser o desprezo da FIA com o que pensam os pilotos, como nota Victor Martins no GRANDE PREMIUM.

Para quem está com preguiça de ler o primeiro link, os grids a partir de Melbourne vão ser definidos assim:

Q1 – 16 minutos
– depois de 7 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 21
– a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
– ao final do Q1, 7 pilotos são eliminados e 15 seguem para o Q2

Q2 – 15 minutos
– depois de 6 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 14
– a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
– ao final do Q2, mais 7 pilotos são eliminados e 8 seguem para o Q2

Q3 – 14 minutos
– depois de 5 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 7
– a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
– sobram 2 pilotos para o 1min30s final, e o mais rápido deles fica com a pole

Parece confuso? Não achei. Entender o formato é fácil, até. Difícil vai ser lidar com isso na pista. Teoricamente, só nos primeiros 7 minutos do Q1 a gente vai ver um ou outro carro parado nos boxes um pouco mais tempo do que o normal. O cara sai, faz uma volta e fica esperando que ela não seja a pior de todas.

Mas isso em algumas pistas, apenas. Como ficar rezando nos boxes em Spa, por exemplo?

No Q2 e no Q3, o tempo vai diminuindo e o mais provável é que a turma permaneça na pista andando o tempo todo. Vai ser divertido pacas, se vocês querem saber. Qualquer errinho será punido com eliminação. Gostei muito, acho que o sábado será a coisa mais legal do fim de semana de GP.

E vocês, caras pálidas? Curtiram?

Ah, o Halo. Desse o Vettel gostou.