SÃO PAULO (sei não…) – Não vou lembrar o ano, mas é um vídeo sensacional. Era um GP em Monza, e aconteceu alguma coisa na largada que interrompeu a prova. O personagem, salvo engano, era Coulthard, da McLaren. Por alguma razão, ele não largou. Ou largou, aconteceu um acidente, a largada foi anulada, ele poderia usar o carro-reserva.
[bannergoogle] Só sei que o vídeo traz a aflição do engenheiro quando é avisado de que o carro-reserva poderia ser usado. Ele começa a dar instruções pelo rádio aos mecânicos, procurando manter o que lhe restava de calma. Um “check list” necessário para colocar um carro de F-1 para andar. “Chequem os pneus. Por favor, reiniciem o sistema. Aqueçam o motor. Verifiquem o combustível. Vejam o fluido de freio. Deem uma olhada no volante. Regulem a asa dianteira. Olhem se a traseira está OK. Testem a luz traseira…”, e a lista interminável ia sendo “ticada” numa prancheta, na medida em que o pessoal da equipe fazia todos os ajustes e checagens necessárias. Até que, num determinado momento, o engenheiro para de falar, olha para os lados e diz: “The driver! Where is the driver?”.
O “driver” estava ao seu lado, de pé, quietinho, de capacete e tudo, esperando apenas o momento de sentar no carro. Sem dar um pio.
Bem, esta cena não vai se repetir no futuro, a julgar pelo que imagina o pessoal da Fórmula E, que hoje apresentou o protótipo do desenho do carro sem piloto da Roborace. Sim, está sendo gestado um campeonato de carros elétricos que andam sozinhos, os “robocars”, e coube ao designer alemão Daniel Simon a elaboração do projeto.
Pelos planos da Fórmula E, as primeiras apresentações do carro sem piloto serão feitas na temporada 2016/2017 da categoria. O campeonato em si, esse ainda não tem data para começar.
Tempos assustadores, estes que vivemos… Pior que achei o carro bonito.