Blog do Flavio Gomes
F-1

NUMERÁLIA

SÃO PAULO (novilíngua) – Inventei a palavra agora, não estranhem. Seguinte: o parceiro Bruno Vicaria fez um levantamento de todos os números da pré-temporada em seu blog. Dão uma boa medida do que foi a preparação de pilotos e equipes para o Mundial que começa dia 20 na Austrália. Por exemplo: do tempo mais rápido […]

SÃO PAULO (novilíngua) – Inventei a palavra agora, não estranhem. Seguinte: o parceiro Bruno Vicaria fez um levantamento de todos os números da pré-temporada em seu blog. Dão uma boa medida do que foi a preparação de pilotos e equipes para o Mundial que começa dia 20 na Austrália.

Por exemplo: do tempo mais rápido (Raikkonen, 1min22s765) para o pior em Barcelona (Haryanto, 1min25s899), foram 3s314. Não é nenhum abismo. Os 107% que eliminariam alguém a partir dessa “pole” representariam uma diferença de 5s793. As equipes pequenas não serão indecentemente lentas.

Mercedes (1.294) e Toro Rosso (1.049) foram as equipes que completaram mais voltas. Previsivelmente, a Haas foi a que andou menos — 474. A McLaren, embora muito melhor que no ano passado, ficou em nono nesse quesito. E tem muito mais, é só entrar lá.

A foto é de Luca Bassani.