Blog do Flavio Gomes
Museus & coleções

QUERIA SER ELE

SÃO PAULO (monstro) – Já falei aqui que Jay Leno é tipo… um modelo de gente. Que homem! Pô, o cara trabalha vinte e tantos anos numa das maiores emissoras de TV dos EUA, apresenta o talk show mais visto e influente de todos os tempos, ganha os tubos, monta uma das maiores coleções de carros […]

SÃO PAULO (monstro) – Já falei aqui que Jay Leno é tipo… um modelo de gente. Que homem!

Pô, o cara trabalha vinte e tantos anos numa das maiores emissoras de TV dos EUA, apresenta o talk show mais visto e influente de todos os tempos, ganha os tubos, monta uma das maiores coleções de carros do planeta e… ao se aposentar, se diverte com eles. E grava uns vídeos.

Aliás, não tem preço essa coleção. Leno deve, mesmo, ter juntado uma grana muito preta para poder ter tudo o que tem. E o que não tem, faz.

É o caso da réplica do famosíssimo Mercedes-Benz Rennwagen Schnelltransporter, um veículo feito pelo departamento de testes da montadora em 1954 para transportar seus carros de corrida pela Europa.

Não sei bem como definir esse negócio. Caminhão? Picape? Caminhonete? Utilitário? Por isso usei “veículo”.

Só sei que entrou para a história, mas não sobreviveu para contar sua própria. Quando a Mercedes se retirou das competições depois do acidente que matou mais de 80 pessoas em Le Mans em 1955, o Renntransporter ficou sem utilidade. Ainda foi usado algumas vezes para carregar alguns protótipos de rua para testes, e a Mercedes chegou a pensar em preservá-lo em seu antigo museu de Stuttgart. Mas a estrutura do prédio era velha e não suportaria seu peso, ainda mais com um carro no cangote. Em tempos de contenção de despesas, a direção da empresa acabou por autorizar sua destruição em dezembro de 1967.

Foi somente em 1993 que a Mercedes-Benz Classic decidiu construir uma réplica. Técnicos e engenheiros se debruçaram sobre fotos antigas e rascunhos encontrados entre velhos papéis da fábrica e uma empresa foi contratada para tocar o projeto. Depois de sete anos, um novo Renntransporter ficou pronto. O mais fiel possível ao original. Hoje, está no novo museu da marca na Alemanha.

Leno é um apaixonado por Mercedes. E resolveu fazer o seu próprio Renntransporter. Pelo que entendi, o trabalho foi encomendado a uns caras na Suécia. Tem algumas diferenças em relação ao original, é verdade. Mas como é assumidamente uma réplica, ele se deu a liberdade de adaptar uma coisinha ou outra. O fato é que ficou maravilhoso.

Esse cara sabe gastar. E viver.