Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

BIVOLT?

SÃO PAULO (não verei, acho) – O Arthur Luz (parece piada pronta) mandou a notícia. A partir de 2030, todos os carros fabricados na Alemanha terão de ser elétricos. Ou, pelo menos, serão veículos de emissão zero — e até onde se sabe, apenas carros elétricos não emitem poluentes. É algo que está sendo estudado, […]

EV-charging-stationSÃO PAULO (não verei, acho) – O Arthur Luz (parece piada pronta) mandou a notícia. A partir de 2030, todos os carros fabricados na Alemanha terão de ser elétricos. Ou, pelo menos, serão veículos de emissão zero — e até onde se sabe, apenas carros elétricos não emitem poluentes. É algo que está sendo estudado, ainda não é oficial, mas vários países já estão elaborando programas voltados para a extinção dos motores que usam combustíveis fósseis, como o diabo da gasolina, derivada do diabo do petróleo.

Segundo alguns cálculos europeus, são necessários 20 anos para que uma frota de automóveis seja completamente substituída por outra, o que significa dizer que, se essa determinação for levada a cabo, em 2050 não haverá mais nenhum carro a gasolina ou diesel circulando em terras germânicas.

Será que isso vai acontecer? Será que o mundo vai mesmo caminhar nessa direção? Será que as grandes petrolíferas vão aceitar isso caladas? Será que vão mandar matar todos os legisladores “verdes” do planeta? Será que a Arábia Saudita vai desaparecer sob as areias do deserto? Será que os Emirados Árabes vão ser comprados pela Light? Será que o Pré-sal vai ficar debaixo d’água para todo o sempre?

Não estarei vivo para ver isso, mas tenho curiosidade. Se alguém for ao futuro e voltar, conte como estarão as coisas em 2050.