Blog do Flavio Gomes
F-1

FICOU VERDE

[bannergoogle]SÃO PAULO (como já falei, pelo menos é boa…) – Bem, já se sabia que iria ser anunciado agora, e foi. A Heineken passa a ser a principal parceira comercial “civil” da F-1 a partir do GP do Canadá, neste final de semana. Na verdade, o contrato de patrocínio máster começa em 2017, e no […]

[bannergoogle]SÃO PAULO (como já falei, pelo menos é boa…) – Bem, já se sabia que iria ser anunciado agora, e foi. A Heineken passa a ser a principal parceira comercial “civil” da F-1 a partir do GP do Canadá, neste final de semana. Na verdade, o contrato de patrocínio máster começa em 2017, e no ano que vem três corridas levarão a marca da cerveja no nome oficial. Mas já nesta temporada uma etapa do Mundial será batizada pela cervejaria. A prova de Monza será chamada de Gran Premio Heineken D’Italia. E, em Montreal, já se vê a estrela vermelha sobre fundo verde espalhada pelo autódromo.

Quando chamo a Heineken de “civil”, refir0-me à não-relação direta do produto com o esporte em questão. Pirelli e Rolex, maiores patrocinadores da F-1 atualmente, têm ligações claras com a categoria — uma fornece pneus, a outra carimba a cronometragem.

Segundo os envolvidos, a parceria pretende mudar a relação da F-1 com os fãs. Hoje ela é pré-histórica, com pouquíssimo uso da internet e das redes sociais — além de um estúpido controle sobre as imagens das corridas no YouTube, por exemplo.

Aguardemos. A F-1 é muito moderna na tecnologia que move seus carros. Mas é arcaica no resto.