Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (demais da conta) – Do Bruno Vicaria em seu blog, e é imperdível — e foi o Bruno Mantovani que deu a letra: o GP do Japão de 1989 inteirinho na on-board de Senna. (Nunca sei se on-board se escreve com hífen, sem hífen ou separado. Temos on-board, onboard e on board. Já escrevi […]

snnaporst89

SÃO PAULO (demais da conta)Do Bruno Vicaria em seu blog, e é imperdível — e foi o Bruno Mantovani que deu a letra: o GP do Japão de 1989 inteirinho na on-board de Senna.

(Nunca sei se on-board se escreve com hífen, sem hífen ou separado. Temos on-board, onboard e on board. Já escrevi das três formas e deveria ter aprendido. Espero instruções de Victor Martins.)

Não sei se todos terão tempo para ver as duas partes da corrida — são dois vídeos. Mas se posso recomendar alguma coisa, vejam o segundo a partir dos 15min, quando Prost aparece pela primeira vez na alça de mira de Ayrton.

A partir daí, é uma caçada implacável. E muito difícil, porque em alguns momentos Alain escapa, Senna comete erros, freia um pouco além, vê o rival abrir um pouco, depois encosta de novo, até a tentativa na chicane e o toque com o francês.

[bannergoogle]As imagens mostram o brasileiro pedindo aos comissários japoneses para empurrar o carro, depois a troca do bico, depois a ultrapassagem sobre Nannini, até a vitória — que depois de muita discussão na torre seria dada ao italiano da Benetton, em decisão contestada até hoje pelos fãs do piloto.

É incrível como os carros dos anos 80 eram mais difíceis — e maravilhosos, desconfio — de guiar. A McLaren ainda não tinha borboletas atrás do volante para trocar as marchas, algo que a Ferrari introduziu naquele ano. Ayrton guia feito um alucinado para pegar Prost. O francês, se pudéssemos ver sua câmera, provavelmente estava fazendo o mesmo.

Enfim, uma lição de pilotagem e um thriller espetacular a partir dos tais 15min do segundo vídeo, para tentar adivinhar quando Senna dará o bote. É demais. Ganhamos a noite.