Blog do Flavio Gomes
Cinema

DIVERSÃO GARANTIDA

SÃO PAULO (máquina do tempo urgente!) – Já não sei bem como esse pequeno vídeo pingou numa das redes sociais que me têm sob jugo. Mas é espetacular, e é pena que não encontrei nenhuma referência mais precisa sobre o filme em si, que se chama “Rio 70” e, aparentemente, é de 1969. [bannergoogle]O breve […]

SÃO PAULO (máquina do tempo urgente!) – Já não sei bem como esse pequeno vídeo pingou numa das redes sociais que me têm sob jugo. Mas é espetacular, e é pena que não encontrei nenhuma referência mais precisa sobre o filme em si, que se chama “Rio 70” e, aparentemente, é de 1969.

[bannergoogle]O breve trecho mostra uma perseguição não muito emocionante, é verdade, entre um Aero Willys e uma Chevrolet Brasil funerária. Funerária! E é ela que persegue! Não sei como o cara do Aero não percebeu aquela trapizonga atrás dele.

De qualquer forma, graças à lerdeza da perseguição e à qualidade excepcional das imagens em HD, dá para se divertir bastante colocando o vídeo na tela inteira para tentar identificar os carros usando o “pause”.

De DKW, minha praia, foram pelo menos cinco bem identificáveis. A 0min40s, uma Vemaguet 67 bege. Aos 0min59s, uma outra peruinha sobre a calçada — antigamente no Rio podia parar na calçada, lembram? — que me pareceu azul, ou cinza, mas é difícil precisar o ano. A 1min01s, do lado direito, muito rápido, aparece um Belcar talvez marrom, igualmente sem possibilidade de se saber quando foi fabricado. Depois, a 1min43s, um lindíssimo Belcar branco 65 ou 66 (a grade denuncia). Por fim, a 2min04s, do lado esquerdo, um Belcar cinza com a capota branca que pode ser 61, 62 ou 63.

Mas estou falando só de DKW. Vi também mais de um Karmann-Ghia (um deles marrom, incrível), um Esplanada, carrões americanos, várias Kombis, Fuscas e Gordinis. E para quem mora no Rio, deve ser muito legal tentar identificar os prédios da orla. A imensa maioria ainda está no lugar. Quase todos, eu diria.

Se alguém achar o filme inteiro, avise.