Blog do Flavio Gomes
Encontros

60 VELINHAS

SÃO PAULO (bem vividas) – A Romi-Isetta fez 60 anos exatamente hoje. Oficialmente, é a data do lançamento do pequeno veículo, no dia 5 de setembro de 1956, com um desfile de 16 unidades pelas ruas do Centro de São Paulo. Fabricada pela Romi em Santa Bárbara d’Oeste, a primeira delas teve sua montagem concluída […]

SÃO PAULO (bem vividas) – A Romi-Isetta fez 60 anos exatamente hoje. Oficialmente, é a data do lançamento do pequeno veículo, no dia 5 de setembro de 1956, com um desfile de 16 unidades pelas ruas do Centro de São Paulo. Fabricada pela Romi em Santa Bárbara d’Oeste, a primeira delas teve sua montagem concluída alguns meses antes, em 30 de junho. Em 13 de abril de 1961, a última foi produzida. Segundo o excepcional “Lexicar Brasiul”, bíblia da produção nacional de automóveis, 3.150 carrinhos foram fabricados.

[bannergoogle]Embora tenha vindo à luz alguns meses antes da perua camioneta DKW derivada da F91 Universal feita pela Vemag, a Romi-Isetta não é considerada por unanimidade como o primeiro carro brasileiro. Por uma filigrana jurídica, o veículo não se encaixava no que a legislação nacional definia como “automóvel”. Para tanto, o governo JK exigia lugar para quatro passageiros e espaço para bagagem. Só veículos com essas características se encaixavam nas diretrizes do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), que acabou emitindo o primeiro certificado autorizando a fabricação de carros para a Vemag.

Essa discussão é pueril, porém. Não creio que vemagueiros e romiseteiros vão se pegar na rua pelo direito de serem chamados de pioneiros da indústria nacional. Falando neles, os romiseteiros, um encontro em Santa Bárbara foi realizado neste fim de semana e 36 lindinhas apareceram por lá. O vídeo abaixo é uma delícia.