60 VELINHAS

SÃO PAULO (bem vividas) – A Romi-Isetta fez 60 anos exatamente hoje. Oficialmente, é a data do lançamento do pequeno veículo, no dia 5 de setembro de 1956, com um desfile de 16 unidades pelas ruas do Centro de São Paulo. Fabricada pela Romi em Santa Bárbara d’Oeste, a primeira delas teve sua montagem concluída alguns meses antes, em 30 de junho. Em 13 de abril de 1961, a última foi produzida. Segundo o excepcional “Lexicar Brasiul”, bíblia da produção nacional de automóveis, 3.150 carrinhos foram fabricados.

[bannergoogle]Embora tenha vindo à luz alguns meses antes da perua camioneta DKW derivada da F91 Universal feita pela Vemag, a Romi-Isetta não é considerada por unanimidade como o primeiro carro brasileiro. Por uma filigrana jurídica, o veículo não se encaixava no que a legislação nacional definia como “automóvel”. Para tanto, o governo JK exigia lugar para quatro passageiros e espaço para bagagem. Só veículos com essas características se encaixavam nas diretrizes do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), que acabou emitindo o primeiro certificado autorizando a fabricação de carros para a Vemag.

Essa discussão é pueril, porém. Não creio que vemagueiros e romiseteiros vão se pegar na rua pelo direito de serem chamados de pioneiros da indústria nacional. Falando neles, os romiseteiros, um encontro em Santa Bárbara foi realizado neste fim de semana e 36 lindinhas apareceram por lá. O vídeo abaixo é uma delícia.

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Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G :Uma linda história,melhor agora com a festa do 60(sessenta) anos.

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
7 anos atrás

Gostei do vídeo.
Incluindo a trilha sonora.

Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Tive a oportunidade de ir à fábrica da Romi há uns anos atrás, e eles tem uma Isetta no saguão – não sei se era a primeira unidade fabricada, mas de qualquer forma era uma baita relíquida. Lembro também que eles tem uma réplica de um dos troféus do GP do Brasil – que foi feita com algum material sustentável e usinada com equipamentos da empresa.

Sobre a Isetta não ser considerada um automóvel, salvo engano a BMW usou a mesma estratégia ao fabricá-la na Alemanha – por não ser tecnicamente um carro ( por não ter 4 rodas), haviam menos impostos. Muitos dizem que foi a Isetta que salvou a BMW da falência pós guerra.

Adriano
Adriano
7 anos atrás

Olá Flávio.

Vi agora um vídeo de um comercial da Variant 1969, gravado pelo Saudoso Rogério Cardoso… Acho que vai gostar..

Abraços..

https://www.youtube.com/watch?v=YwREHxSYMvc

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
Reply to  Adriano
7 anos atrás

Gostei.
Grato pela recomendação.