Blog do Flavio Gomes
F-1

ÚNICO DONO, VENDE-SE (2)

SÃO PAULO (fase nova, vida nova, novo tudo) – Antes de falar do treino de hoje, com relativo e justificado atraso, falemos de Jenson Button. O inglês anunciou em Monza que vai tirar um ano sabático em 2017. Ele está na McLaren desde 2010. “Amo este time”, diz. Stoffel Vandoorne, belga que conquistou o título […]

monzavenda2SÃO PAULO (fase nova, vida nova, novo tudo) – Antes de falar do treino de hoje, com relativo e justificado atraso, falemos de Jenson Button.

O inglês anunciou em Monza que vai tirar um ano sabático em 2017. Ele está na McLaren desde 2010. “Amo este time”, diz. Stoffel Vandoorne, belga que conquistou o título da GP2 no ano passado e já correu — e pontuou — nesta temporada, será titular ao lado de Fernando Alonso.

Oficialmente, Jenson e a McLaren informam que seu contrato está renovado por mais dois anos. O que ele vai fazer no time, não sei. Piloto-reserva, informaram. Claro que é bobagem. Raramente se precisa de um reserva e o futuro da equipe não depende de ter no banco um veterano campeão mundial. Não entendi direito por que essa história de “ano sabático”. Button não volta. Veremos, em Abu Dhabi, sua despedida. Não faria o menor sentido imaginá-lo de novo num cockpit depois de uma temporada parado.

A não ser…

A não ser que Alonso já tenha informado à McLaren que o ano que vem é o último. Nesse caso, Jenson tiraria umas férias para voltar em 2018. O que passa a fazer algum sentido, mas nem tanto assim. Será que até lá ninguém vai aparecer no horizonte? Inclusive entre os que já estão em atividade?

[bannergoogle]Button foi um grande campeão em 2009. É figura querida e carismática, personagem que, desde 2000, escreveu vários capítulos interessantes da F-1 por Williams, Benetton, BAR, Honda, Brawn e McLaren. Já tem 300 GPs no lombo (estatisticamente, largou em 297; são aquelas coisas que de vez em quando acontecem de alinhar e não largar, ou nem largar etc.) e num vídeo no Instagram, disse que há 17 anos tem a mesma rotina, “minha agenda é sempre a mesma, e quero um tempo para mim, ir aonde quiser, acordar na hora em que desejar”.

Jenson falou também que será “embaixador da McLaren” (seja lá o que for isso) nos próximos dois anos, fará trabalhos no simulador (pode ser) e pilotará o carro se for necessário (duvido).

É bem provável que tenha feito um contrato muito modesto para os próximos o biênio 2017-18 só para ter alguma renda e algo para fazer de vez em quando, porém. Não acredito, sinceramente, que veremos o campeão de 2009 correndo de novo após o fim desta temporada, mesmo que Alonso decida se aposentar ao final da próxima. Alguém há de lembrar de alguns sabáticos no passado, como Prost em 1992 — para voltar em 1993 e conquistar o tetra –, mas acho que são casos de exceção.

A fila anda, simples assim.