Blog do Flavio Gomes
F-1

ÚNICO DONO, VENDE-SE (1)

SÃO PAULO – É claro que este final de temporada, a partir da última corrida do ano na Europa, será toda voltada para o duelo Hamilton x Rosberg, com algum interesse subalterno dedicado à luta entre Red Bull e Ferrari pelo segundo lugar entre as equipes e pelo degrauzinho que sempre sobra no pódio — […]

SÃO PAULO 6r6842– É claro que este final de temporada, a partir da última corrida do ano na Europa, será toda voltada para o duelo Hamilton x Rosberg, com algum interesse subalterno dedicado à luta entre Red Bull e Ferrari pelo segundo lugar entre as equipes e pelo degrauzinho que sempre sobra no pódio — a dupla da Mercedes só não sobe em todos eles porque às vezes alguém se atrapalha com alguma coisa; foram seis vezes em 13 corridas até agora neste ano, o que mostra que eles têm se atrapalhado com frequência, até.

Mas em Monza, neste fim de semana, ainda que total coadjuvante no campeonato, é Felipe Massa o personagem central. Ano passado ele subiu ao pódio no templo italiano. Foi uma festa, porque a torcida o adora — foram oito anos como titular do time vermelho, 139 GPs, o segundo que mais correu por Maranello na história, atrás apenas de Schumacher, com 180 largadas. E ele será celebrado por todos o tempo inteiro. Merecidamente. Será sua última corrida no Velho Mundo, o que tem enorme significado. Foi na Itália, em Mugello, que começou sua história na F-1, com um teste na Sauber.

Momentos emocionantes, pois, embora na pista não se deva esperar muito nem dele, nem da Williams. Aliás, a prova de Monza será perfeita para mostrar exatamente quanto a equipe despencou neste ano. Em 2015, o time ficou em terceiro e quarto. O que fará agora?

[bannergoogle]Nos treinos livres de hoje, oitavo com Bottas e 11º com Massa. Além das três maiores forças da F-1 atual, Mercedes, Red Bull e Ferrari, a Force India tem andado na frente — nem foi o caso hoje — e a McLaren se aproximou. Aliás, a McLaren mostra uma evolução notável, considerando o que fez no ano passado. Agora pela manhã, Alonso foi o sétimo e Button, o décimo. Isso numa pista que exige motor, o ponto fraco do time desde o início da parceria com a Honda. O motor está melhorando, é evidente.

Hamilton foi o mais rápido do dia com 1min22s801, 0s193 mais rápido que Rosberguinho, o segundo colocado. Vettel, em terceiro, ficou quase meio segundo atrás. Raikkonen, Verstappen, Ricciardo, Alonso, Nottas, Gorsjean e Button fecharam a lista dos dez primeiros numa sexta-feira de muito sol e calor — a temperatura bateu nos 30°C. Os pneus macios duraram bastante e foram bem rápidos. Os supermacios serão usados na classificação, obviamente, e quase todos devem largar com eles. Mas teremos uma turminha tentando fazer o melhor tempo no Q2 amanhã com os macios, para largar com eles e adiar bastante a primeira e única parada — Monza é corrida para apenas um pit stop.

Com a aposentadoria anunciada de Felipe, vai haver uma certa movimentação no mercado de pilotos. Quem ocupará seu lugar na Williams? Há alguns candidatos, como Pérez e Button. Talvez a Mercedes queira promover alguém. Wehrlein? Ocon? Saberemos em breve.