ÚNICO DONO, VENDE-SE (1)

SÃO PAULO 6r6842– É claro que este final de temporada, a partir da última corrida do ano na Europa, será toda voltada para o duelo Hamilton x Rosberg, com algum interesse subalterno dedicado à luta entre Red Bull e Ferrari pelo segundo lugar entre as equipes e pelo degrauzinho que sempre sobra no pódio — a dupla da Mercedes só não sobe em todos eles porque às vezes alguém se atrapalha com alguma coisa; foram seis vezes em 13 corridas até agora neste ano, o que mostra que eles têm se atrapalhado com frequência, até.

Mas em Monza, neste fim de semana, ainda que total coadjuvante no campeonato, é Felipe Massa o personagem central. Ano passado ele subiu ao pódio no templo italiano. Foi uma festa, porque a torcida o adora — foram oito anos como titular do time vermelho, 139 GPs, o segundo que mais correu por Maranello na história, atrás apenas de Schumacher, com 180 largadas. E ele será celebrado por todos o tempo inteiro. Merecidamente. Será sua última corrida no Velho Mundo, o que tem enorme significado. Foi na Itália, em Mugello, que começou sua história na F-1, com um teste na Sauber.

Momentos emocionantes, pois, embora na pista não se deva esperar muito nem dele, nem da Williams. Aliás, a prova de Monza será perfeita para mostrar exatamente quanto a equipe despencou neste ano. Em 2015, o time ficou em terceiro e quarto. O que fará agora?

[bannergoogle]Nos treinos livres de hoje, oitavo com Bottas e 11º com Massa. Além das três maiores forças da F-1 atual, Mercedes, Red Bull e Ferrari, a Force India tem andado na frente — nem foi o caso hoje — e a McLaren se aproximou. Aliás, a McLaren mostra uma evolução notável, considerando o que fez no ano passado. Agora pela manhã, Alonso foi o sétimo e Button, o décimo. Isso numa pista que exige motor, o ponto fraco do time desde o início da parceria com a Honda. O motor está melhorando, é evidente.

Hamilton foi o mais rápido do dia com 1min22s801, 0s193 mais rápido que Rosberguinho, o segundo colocado. Vettel, em terceiro, ficou quase meio segundo atrás. Raikkonen, Verstappen, Ricciardo, Alonso, Nottas, Gorsjean e Button fecharam a lista dos dez primeiros numa sexta-feira de muito sol e calor — a temperatura bateu nos 30°C. Os pneus macios duraram bastante e foram bem rápidos. Os supermacios serão usados na classificação, obviamente, e quase todos devem largar com eles. Mas teremos uma turminha tentando fazer o melhor tempo no Q2 amanhã com os macios, para largar com eles e adiar bastante a primeira e única parada — Monza é corrida para apenas um pit stop.

Com a aposentadoria anunciada de Felipe, vai haver uma certa movimentação no mercado de pilotos. Quem ocupará seu lugar na Williams? Há alguns candidatos, como Pérez e Button. Talvez a Mercedes queira promover alguém. Wehrlein? Ocon? Saberemos em breve.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gilberto V sousa
Gilberto V sousa
7 anos atrás

precisa mais equilíbrio, dos carros de fórmula 1, principalmente dos motores,os carros da equipe da Mercedes, visivelmente são superiores, a demais equipes. senão vc vê a disputa de Lewis Hamilton, e nico rosberg, o campeonato inteiro, eles só não vão ganhar uma corrida, por alguma falha mecânica, ou erro de pilotagem,

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Mais do mesmo, como sempre.

Marco Galvão
Marco Galvão
7 anos atrás

Caro Gomes,

Dias atrás reclamei aqui sobre a questão dos faróis nas estradas. Acho que pode ser uma boa medida desde que seja feita realmente com fins de preservar à vida e que estatisticamente isso seja comprovado. A minha crítica é feita sempre da forma com que as coisas são feitas aqui no nosso País, cuja finalidade é sempre arrecadatória.
Veja o que está escrito em um site :
“Infração só poderá ser aplicada quando vias forem sinalizadas, diz decisão.
União pode recorrer; sentença não vale para multas que já foram aplicadas.”

Acho que a resposta da União deveria ser : “Iremos avaliar a liminar e tomar as providências que precisam ser tomadas para que possamos implementar o controle novamente o mais rápido possível”.

Desta forma entenderíamos a seriedade da medida. Recorrer simplesmente, demonstra a clara urgência de se arrecadar a todo custo.

Abraços

fgp
fgp
Reply to  Marco Galvão
7 anos atrás

Um país que não consegue nem implementar uma lei pra andar com os faróis ligados (e olha que é só nas estradas) não tem como ser levado a sério.
Farol ligado, tal como imposto de renda alto que financia educação, saúde e garantias sociais mínimas (como financiamento barato, inflação baixa e ambiente favorável aos negócios) só existe em países decentes; não é o nosso caso onde uma porção de energúmenos acha que pagamos 40% de imposto e que é a maior taxa do mundo.
Farol alto para nós, só nas revistas suecas…

carlos
carlos
7 anos atrás

Na transmissão do TL 2 no Sportv foi comentado que Button descartou a ida pra Williams. Perez, também foi dito pelo Lito Cavalcante (sei lá se chutou ou que fonte possui) que seguirá na Force India. E disse que o Nasr com isso, e por ter sido piloto de testes da esquadra britânica, tem chances por lá.
Algo sobre isso Flávio?

Murio Cico
Murio Cico
7 anos atrás

ahahhahahahahahha definitivamente o pior título de todos os tempos, Caiu a ficha agora só…

Luis
Luis
7 anos atrás

Apesar de eu ficar criticando muito o Massa, acredito que ele foi um bom piloto e será bem lembrado. Nem o Irvine, que chegou perto de ganhar título em 99, chegou tão perto e com tanta segurança quanto o Felipe. Só de não ser um campeão de memes ruins quanto o Rubinho já é um consolo na carreira.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Reply to  Luis
7 anos atrás

Concordo 100% contigo…

Eltontoptec
Eltontoptec
7 anos atrás

O que me chamou a atenção foi a Red Bull ter ficado bem perto da Ferrari. Nesse circuito que quase não tem curvas, o desatualizado motor Renault segurou a onda. Renault. Como é possível tamanha evolução com poucas atualizações?

Tulio
Tulio
7 anos atrás

“Villeneuve deveria se concentrar primeiro nele mesmo e no que fez durante sua carreira. Ele matou alguém.”

Alguém precisa dar uma surra nesse moleque.

http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/villeneuve-diz-para-verstappen-se-acalmar-ou-vai-matar-alguem-em-tom-de-briga-a-resposta-ele-ja-matou

Jader
Jader
7 anos atrás

Button, se não ficar na McLaren, acho que vai vazar da F1.

Fernando Roberto Pereira
Fernando Roberto Pereira
7 anos atrás

Nottas ficou legal! Sério! Eu gosto quando o FG nomeia os pilotos por apelidos.

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Se o Felipe falou a verdade, o que não duvido, não entendi o porquê de sua aposentadoria. Pois ele fala que não procurou renovar com ninguém e que resolveu se aposentar.

Quando escutei que ele estava se aposentado pensei que bateu a porta da Renault e Willians e levou uma negativa, ou seja, um motivo para se aposentar, já que, concordo com ele, não vale a pena (para ele) correr de Manor, Sauber e cia.

Flávio, vc sabe o motivo?

Ricardo Sandri
Ricardo Sandri
7 anos atrás

Antes de ler o post pensei que fosse mais uma aquisição para a coleção de Flavio Gomes.

Como sou louco por antigos o monza sl/e da foto me chamou a atenção, me lembrou o modelo que meu saudoso primo tinha e que minha saudosa mãe tanto gostava.

Por falar em monza (carro) um amigo meu que morava no mesmo prédio tinha um Venezualano que era lindo, meu sonho era comprar e ficar para mim, mas a grana curta não deu.

Vicellez
Vicellez
7 anos atrás

Eu já falei aqui e os haters não gostaram, a McLaren será a próxima equipe a levantar o campeonato! Alonso está sendo o grande acertador do conjunto carro/motor e os japoneses não voltaram só pra comer sushi. Uma pena o Felipe aposentar, poderia ser novamente o escudeiro do maior do grid. Quem sabe, desta vez, o espanhol devolva a vitória na Alemanha/2010?

#AlonsoCampeão2017!

Robertom
Robertom
Reply to  Vicellez
7 anos atrás

Acabou o Gardenal…

Vicellez
Vicellez
Reply to  Robertom
7 anos atrás

Como assim, acabou o Gardenal? Fique sabendo que eu tenho um bom estoque na Matrix!

David Santos
David Santos
7 anos atrás

Bravo Mclaren! Depois de um longo e tenebroso inverno parece que vemos uma grande-luz no fim do túnel! Como torcedor, fico até emocionado de ver o renascimento desta histórica equipe. Que dias melhores venham para a felicidade de seus torcedores e o bem da F1!