Blog do Flavio Gomes
F-1

OH, ANA JÚLIA! (2)

SÃO PAULO (hay que endurecer) – Fiz uma análise muito rigorosa do treino que definiu agora há pouco o grid para o GP do México. Prestei atenção nos mínimos detalhes, no comportamento dos pilotos, nos olhares, gestos e palavras. E concluí que esta Fórmula 1 está muito esquisita e temos de duvidar de tudo, mesmo. […]

hammex1

SÃO PAULO (hay que endurecer) – Fiz uma análise muito rigorosa do treino que definiu agora há pouco o grid para o GP do México. Prestei atenção nos mínimos detalhes, no comportamento dos pilotos, nos olhares, gestos e palavras. E concluí que esta Fórmula 1 está muito esquisita e temos de duvidar de tudo, mesmo.

Começando do começo, sem enrolar. No Q1, Hamilton foi o mais rápido com um tempo 0s5 melhor que o de Rosberg. Muito, muito estranho. Rosberg é o líder do campeonato. Hamilton teve algumas quebras ao longo do ano, isso permitiu ao alemão voltar à ponta, abrir pontos quase intransponíveis… Meio segundo? Na mesma equipe, com o mesmo carro? É algo insólito. Sei lá. Me dou o direito de desconfiar de alguma coisa, vai que a Mercedes quer compensar os problemas recentes, não sei. Aliás, sei, mas não posso falar. Melhor ficar quieto.

[bannergoogle]Olhando para os tempos entre companheiros de equipe nessa fase da classificação, encontrei mais diferenças inexplicáveis. Alonso colocou 0s8 em Button. Como assim? Quase 1s? Carros iguais, dois campeões do mundo? Ah, vocês podem achar o que quiserem, mas me dou o direito de suspeitar dessas equipes, sejam elas grandes ou pequenas. Button já falou que vai parar de correr, isso pode ter deixado os caras da McLaren irritados. Sei lá. A cara de Button depois do treino era de quem não estava gostando nada daquilo. Também não estou gostando do que vejo.

E na Toro Rosso? Sainz Jr. enfiou 1s em Kvyat. Não lhes parece algo invulgar? Corrida no México, país onde todo mundo fala espanhol, o outro é russo, Putin vive às turras com a União Europeia… Bom, quando um piloto mete 1s no outro que usa um carro igualzinho, me sinto muito confortável para questionar. No mínimo é misterioso.

Na Manor, então… Ocon levou 0s5 de Wehrlein. O alemão foi para o Q2 e o francês acabou sendo degolado na primeira fase da classificação. Olha, na boa… Está meio na cara, não? A Manor usa motores da alemã Mercedes, Wehrlein é alemão, Ocon é francês, a Alemanha invadiu a França na Segunda Guerra, os exércitos de Hitler desfilaram sob o Arco do Triunfo, a Gestapo meteu o terror. Há diferenças históricas entre as nações e não me venham dizer que elas terminaram. Está lá a Alsácia que não me deixa mentir. Não vamos tapar o sol com a peneira.

Já o que aconteceu na Haas não deixa margem a discussões. Gutiérrez foi 0s5 mais rápido que Grosjean. Onde nasceu Gutiérrez? De onde são seus patrocinadores? Hein? Hein? E onde é a corrida? Pois é. Acho que não preciso falar mais nada. Grosjean nunca tinha largado em último na vida. Vocês sabem o que os americanos falam de Paris quando chegam lá e dizem “good morning” em vez de “bonjour”? “Franceses são mal-educados, grosseiros”, se queixam. Acho que fui bem claro.

[bannergoogle]Foram eliminados no Q1 Gutiérrez, Kvyat, Nasr, Ocon, Grosjean e Palmer (que nem treinou, chassi quebrado; bizarro, isso nunca acontece com Magnussen, tem algo de podre no reino da Dinamarca).

No Q2, Hamilton vestiu Rosberg: 0s6 de diferença.

Ah, eles pensam que somos otários, mesmo. Seis décimos. Vou repetir, por extenso: seis décimos de segundo. Mesmo tudo: chassi, motor, pneu, asa, câmbio, gasolina, óleo, carburador, fluido de freio. E Hamilton vira 0s6 mais rápido? Estão querendo esticar esse campeonato até a última etapa, só não vê quem não quer. A imprensa precisa denunciar essas coisas.

Isso para não falar da Red Bull, que claramente tem uma quedinha por Verstappen em detrimento de Ricciardo. É a única explicação para essa discrepância entre o rendimento dos dois carros. Onde que o moleque é 0s6 mais veloz que o australiano? Também, Daniel bebe champanhe na sapatilha com chulé… Claro que isso jamais ficaria impune.

Sobre a Force India, vou ficar quieto, para não ser processado. Apenas digo que Hülkenberg não é, nunca, 0s6 melhor numa volta que Pérez. Quem está pensando “ah, mas também o Pérez fica falando em correr na Ferrari e enrolando para renovar o contrato” chegou à mesma conclusão que eu. Não somos bobos, senhor Vijay Mallya! Não somos bobos! Estamos enxergando as coisas, OK? Não somos bobos.

Por conta dessa desproporção no cronômetro, Pérez terminou em 12º e não foi ao Q3. Ficou atrás de Alonso e à frente dos demais cortados: Button, Magnussen, Ericsson e Wehrlein.

No Q3, como está todo mundo de olho, a Mercedes teve de disfarçar. Verdade que Hamilton, de novo, foi 0s5 mais rápido que Rosberg na primeira tentativa de ambos — pior cego é o que não quer ver. Depois, Nico reagiu. Mesmo assim, ficou atrás. Lewis fez a pole com 1min18s704. Rosberg conseguiu na derradeira volta, tirando força não se sabe de onde, porque é muito difícil lutar contra tudo e contra todos, fazer um tempo 0s254 pior que o de seu colega. “Sou só mais um alemãozinho contra esse mundão todo”, declarou (escutei na RTL, e a frase original foi “Ich bin nur ein wenig deutscher Junge alle gegen die Welt”, fiz apenas uma tradução livre). Larga em segundo.

Nos boxes, toda a chefia comemorou, socando o ar e se abraçando. Mas é sério que vocês acreditam nesses sorrisos e nessa vibração?

Gente, vocês são mesmo muito ingênuos.

Verstappinho foi o terceiro, seguido por Ricardão, Hulk (excelente, mas também, o que essa equipe faz com o Pérez, tenha dó…), Raikkonen, Vettel (grande decepção, a Ferrari), Bottas, Massa e Sainz Jr.

Foi a 59ª pole da carreira de Hamilton, décima no ano. É favorito à vitória amanhã, já que Nico não foi rápido em nenhum momento no fim de semana e está sendo sabotado pela Mercedes pelas razões já descritas. É gritante o favorecimento ao inglês.

Ah, Nasr, eliminado no Q1, foi 0s630 mais lento que Ericsson, que nessa fase da classificação ficou em 13º. O brasileiro larga em 19º. Deixei para dizer isso no fim porque não me conformo com o que fazem com esse menino, e se vocês acham isso normal, procurem saber onde nasceu esse Ericsson aí, cheio dos patrocínios. Depois, vão lá dar uma olhada na final da Copa de 1958.

Preciso dizer mais alguma coisa?