Blog do Flavio Gomes
F-1

2017, DIA #1

SÃO PAULO (cedo ainda) – Vamos lá. De cara chama a atenção a estrondosa quantidade de voltas que Mercedes e Ferrari completaram hoje na abertura da pré-temporada em Barcelona. Foram 152 para os alemães, que dividiram o trabalho entre Bottas (foto acima, de manhã) e Hamilton (à tarde) e 128 para os italianos, só com […]

2017 Barcelona Pre-Season Test 1, Day 1 - Wolfgang Wilhelm

SÃO PAULO (cedo ainda) – Vamos lá. De cara chama a atenção a estrondosa quantidade de voltas que Mercedes e Ferrari completaram hoje na abertura da pré-temporada em Barcelona. Foram 152 para os alemães, que dividiram o trabalho entre Bottas (foto acima, de manhã) e Hamilton (à tarde) e 128 para os italianos, só com Vettel. No quesito confiabilidade, a Williams também estreou bem, com 103 voltas para Felipe Massa.

[bannergoogle]Red Bull, Force India e McLaren foram as equipes que enfrentaram problemas técnicos mais sérios, a ponto de tirarem muito tempo de pista de seus pilotos. Alonso foi o mais prejudicado e completou apenas 29 voltas. A equipe já estuda uma compensação para o espanhol. Que tirou de letra os infortúnios — já está acostumado. Foi para o hotel jogar tênis enquanto trocavam o motor e, de tarde, elogiou o que viu graças ao novo regulamento: “Agora parecem carros de F-1. Espero que as pessoas esqueçam logo o que viram nos últimos anos”.

No que diz respeito aos tempos, é sempre bom lembrar que nada muito definitivo pode ser cravado depois de apenas um dia de trabalho. A Mercedes sair na frente é normal. A Ferrari em segundo, uma boa notícia para os italianos. Especialmente porque Tião Italiano fez seu tempo com pneus médios, contra os macios de Lewis e dos demais. A diferença de 0s113 é animadora para o alemão.Assim como os 0s311 que Felipe tomou do líder. Mas repito: é cedo. Não deu para ver a Red Bull ainda. Calma.

Deu para ver, e isso não vai ser difícil de cravar, que a Sauber vai ser um vexame sem outra nanica para brigar com ela. E que o VF-17 da Haas nasceu direitinho.

Dos depoimentos de pilotos que li até agora, algumas conclusões podem ser tiradas:

[bannergoogle]- Os carros são mais divertidos de dirigir, porque são mais rápidos nas curvas e é disso que piloto gosta. Hamilton definiu seu Mercedão como “a beast”, que pode ser entendido como monstro, ou besta, mesmo. Para Sainz Jr., parecem ser “de outra categoria”. Até o fim dos testes, é provável que os tempos de volta em Barcelona caiam algo entre 4s em relação ao ano passado.

– O baixíssimo índice de desgaste dos pneus surpreendeu a todos. Não há muita diferença de performance entre as primeiras e as últimas voltas. Claro que isso vai variar um pouco de pista para pista, mas pode-se esperar uma temporada com muitas corridas de apenas um pit stop. Muitas mesmo. Provas com três paradas serão praticamente extintas.

– O que parece ser bom para Massa, que sempre teve dificuldades em poupar o que fosse — pneus, combustível. Seu melhor momento na F-1 foi quando a tarefa se limitava a sentar a bota. Acho que Felipe terá um ano dos mais interessantes em 2017, o que poderá esticar ainda mais sua carreira. Ele disse que se sente “importante na equipe. E é.

– Fisicamente, a demanda é maior. Isso era esperado. São carros mais pesados e, sobretudo, muito mais aderentes por causa dos pneus e das asas. Isso faz com que nas curvas rápidas o pescoço sofra mais com a força G.

– Já se notou uma certa tolerância dos novos donos da F-1, o grupo Liberty Media, com as mídias sociais. Houve “lives” de Facebook, pequenas transmissões ao vivo de dentro do autódromo e ninguém enchendo o saco por isso. Boa notícia.

Abaixo, os tempos. No Grande Prêmio, a cobertura completa do primeiro dia com o trio Evelyn Guimarães, Thiago Arantes e Arnau Puig. Agora estou entrando em gravação na TV e só volto de noite.