2017, DIA #1
SÃO PAULO (cedo ainda) – Vamos lá. De cara chama a atenção a estrondosa quantidade de voltas que Mercedes e Ferrari completaram hoje na abertura da pré-temporada em Barcelona. Foram 152 para os alemães, que dividiram o trabalho entre Bottas (foto acima, de manhã) e Hamilton (à tarde) e 128 para os italianos, só com Vettel. No quesito confiabilidade, a Williams também estreou bem, com 103 voltas para Felipe Massa.
[bannergoogle]Red Bull, Force India e McLaren foram as equipes que enfrentaram problemas técnicos mais sérios, a ponto de tirarem muito tempo de pista de seus pilotos. Alonso foi o mais prejudicado e completou apenas 29 voltas. A equipe já estuda uma compensação para o espanhol. Que tirou de letra os infortúnios — já está acostumado. Foi para o hotel jogar tênis enquanto trocavam o motor e, de tarde, elogiou o que viu graças ao novo regulamento: “Agora parecem carros de F-1. Espero que as pessoas esqueçam logo o que viram nos últimos anos”.
No que diz respeito aos tempos, é sempre bom lembrar que nada muito definitivo pode ser cravado depois de apenas um dia de trabalho. A Mercedes sair na frente é normal. A Ferrari em segundo, uma boa notícia para os italianos. Especialmente porque Tião Italiano fez seu tempo com pneus médios, contra os macios de Lewis e dos demais. A diferença de 0s113 é animadora para o alemão.Assim como os 0s311 que Felipe tomou do líder. Mas repito: é cedo. Não deu para ver a Red Bull ainda. Calma.
Deu para ver, e isso não vai ser difícil de cravar, que a Sauber vai ser um vexame sem outra nanica para brigar com ela. E que o VF-17 da Haas nasceu direitinho.
Dos depoimentos de pilotos que li até agora, algumas conclusões podem ser tiradas:
[bannergoogle]- Os carros são mais divertidos de dirigir, porque são mais rápidos nas curvas e é disso que piloto gosta. Hamilton definiu seu Mercedão como “a beast”, que pode ser entendido como monstro, ou besta, mesmo. Para Sainz Jr., parecem ser “de outra categoria”. Até o fim dos testes, é provável que os tempos de volta em Barcelona caiam algo entre 4s em relação ao ano passado.
– O baixíssimo índice de desgaste dos pneus surpreendeu a todos. Não há muita diferença de performance entre as primeiras e as últimas voltas. Claro que isso vai variar um pouco de pista para pista, mas pode-se esperar uma temporada com muitas corridas de apenas um pit stop. Muitas mesmo. Provas com três paradas serão praticamente extintas.
– O que parece ser bom para Massa, que sempre teve dificuldades em poupar o que fosse — pneus, combustível. Seu melhor momento na F-1 foi quando a tarefa se limitava a sentar a bota. Acho que Felipe terá um ano dos mais interessantes em 2017, o que poderá esticar ainda mais sua carreira. Ele disse que se sente “importante na equipe. E é.
– Fisicamente, a demanda é maior. Isso era esperado. São carros mais pesados e, sobretudo, muito mais aderentes por causa dos pneus e das asas. Isso faz com que nas curvas rápidas o pescoço sofra mais com a força G.
– Já se notou uma certa tolerância dos novos donos da F-1, o grupo Liberty Media, com as mídias sociais. Houve “lives” de Facebook, pequenas transmissões ao vivo de dentro do autódromo e ninguém enchendo o saco por isso. Boa notícia.
Abaixo, os tempos. No Grande Prêmio, a cobertura completa do primeiro dia com o trio Evelyn Guimarães, Thiago Arantes e Arnau Puig. Agora estou entrando em gravação na TV e só volto de noite.
Os italianos,estão quietos.Muito diferente, de tempos passados.Parecem mais caçadores atrás da caça,
Flávio, já vimos que ultrapassagem será difícil e os pneus não desgastam! Vc não acha que deveriam colocar uma regra limitando o número de voltas por Pneus? Ex: SM 7 voltas, Macios, 12, Médios 20, Duro 30 ou algo assim?? Assim obrigatóriamente teríamos pelo menos 2 paradas… O que acha??
Flavio, voce não comentou sobre uma asa atras da entrada de ar da Mercedes. Parece um aerofólio auxiliar?!
Esse casamento da Mclaren com a Honda não vira o ano se as coisas continuarem desde jeito, impressionante a falta de capacidade dos japoneses fazerem um motor top, algo que vem desde 1991…
Interessante análise quanto ao Massa.
Bom seria se, além de mais divertida para os pilotos, a F1 fosse mais divertida para o público. Uma pena a previsão de menos ultrapassagens para este ano.
No post sobre o carro da Toro Rosso foi dito que seria um vexame alguma equipe não pontuar com um grid de apenas 20 carros. Acredito que a Sauber será a responsável por este vexame.
Para os que criticaram a Sauber por não renovar com ele, talvez ela tenha feito uma bondade pra carreira dele.
Faltou o link:
http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/hamilton-lidera-primeiro-dia-em-barcelona-mas-ve-vettel-e-massa-bem-perto-mclaren-e-red-bull-tem-problemas
Esqueci apenas para demonstrar que erros acontecem com todo mundo! Ehhehe
Caralho, teu post estava certo! A tabela do Grande Prêmio é que está errada… O Alonso ficou 2 segundos na frente do Ericsson, mas o gap só mostra 0,6 segundo de diferença. Agora tem que consertar lá e nesse seu post também… Só rindo mesmo…
Bottas usou pneus duros? Não entendi ele com 1,4 segundos do Hamilton.
Os carros são horriveis…essa Barbatana matou…parece uma Parede..ficou tosco e feio…a F1 perdeu muito esse ano…
A Mercedes, assim como nos treinos na pré-temporada de 2016, só usará 100% da unidade de força no último dia. Hamilton se consagra tetra campeão na metade da temporada.
A Liberty Média parece ser “liberty” mesmo. Antigamente nego subia um vídeo meia hora depois já estava removido. Assisti vários dos treinos de hoje no YouTube e eles ainda estão lá. Ótima notícia.
Primeiro dia só deu pra ver que os novos carros são monstros, gostei. Mercedes vai sobrar mais uma vez…
“Só deu pra ver” que os carros são monstros e ao mesmo tempo deu pra saber que a Mercedes vai sobrar mais uma vez. Os caras não precisam de 2 frases para se contradizer.
Qual sua dificuldade?
E a McLaren vai sobrar na rabeira mais uma vez…
Bom é ver a ferrari nascer bem e ser superada pela redbull, isso sim não tem preço. Já são 4 anos, tá comemorando o que português?? Kkkkk, maluco!
O que estou comemorando, Vicellez? E comemorando antecipadamente! Olhe para cima e você terá a resposta. Olhe para baixo e a resposta é a mesma.
Hahahahahahahahahahaha! (onze… por enquanto).
Hein? Eu olho e vejo o Kimi andando melhor que o alemão chiliquento.
Acorda, Vicellez! Não adianta andar melhor, tem que andar na frente!
Desde que Kimi voltou, só andou atrás de Vettel e já se passaram cinco anos nessa brincadeira.
Parabéns pela cobertura direto dá pista. Achei que a imprensa do Brasil não conseguiria mais isto. Ótimas informações
Acredito que a Ferrari, se tivesse usado pneus macios, tiraria com alguma sobra a diferença de 0s113. Ainda é muito cedo para saber alguma coisa.
Comparando os tempos do mais rápido do primeiro dia de testes de 2016 com os testes de hoje, o carro mais rápido é aproximadamente 3.2 s mais rápido. O mais lento também! (~ 3s).
Dia 1, 2016: https://www.autosport.com/live/commentary/id/1866526/formula-1-testing-2016-barcelona-test-day-1
Dia 1 2017: http://www.autosport.com/live/commentary/id/2507471/formula-1-testing-2017-barcelona-f1-test-day-one