Blog do Flavio Gomes
F-1

RENAULT R.S.17

SÃO PAULO (alesi) – Ano passsado: nono lugar, com oito pontos. 2017: pódios e quinto no Mundial de Construtores. Essas as metas da Renault, que apresentou hoje o R.S.17 em Londres. “R” de Renault, “S” de Sports, creio. Gosto de decifrar as siglas. “17” porque suspeito que é o carro de 2017. [bannergoogle]Amei a pintura. […]

SÃO PAULO (alesi) – Ano passsado: nono lugar, com oito pontos. 2017: pódios e quinto no Mundial de Construtores. Essas as metas da Renault, que apresentou hoje o R.S.17 em Londres. “R” de Renault, “S” de Sports, creio. Gosto de decifrar as siglas. “17” porque suspeito que é o carro de 2017.

[bannergoogle]Amei a pintura. Amarelo na frente, preto atrás. Tipo Polícia Rodoviária, mas essas são as cores da Renault. Gostei muito do layout da Sauber ontem, o mesmo vale para o time francês.

Vão atingir as metas, com Hülkenberg e Palmer? Olha, não duvido. A Renault é equipe de fábrica. Se teve um ano horrível em 2016, isso se deve mais ao fato de ter pego o espólio da Lotus do que a qualquer outro motivo — a fragilidade da dupla, inclusive, que tinha Magnussen e o mesmo Palmer. Talvez seja até injusto julgar os meninos pelo que fizeram no ano passado. As coisas estavam muito confusas no time. Dê-se, pois, um crédito a Palmer — não acho que mereça, mas tudo bem. Quanto a Hulk, todos o conhecem bem. É ótimo piloto e acho que foi uma escolha excelente para liderar o projeto da marca francesa. Eu, inclusive, teria ido atrás de Massa, que seria muito útil nessa fase de reconstrução do time. Mas Nico é tão bom quanto, para alguns até melhor. Acho que são pilotos do mesmo nível.

O post de hoje demorou um pouco porque só agora minha fonte na Renault, uma funcionária da montadora que trabalha em Paris, pôde me atender. É fonte muito qualificada, por isso a conversa foi reveladora. Obviamente não posso dizer seu nome.

Flavio Gomes (FG) – Bonjour.
Fonte da Renault (FdaR) – Aqui já é de noite.

FG – Pardon.
FdaR – Fala logo que meu telefone pode estar grampeado.

FG – Por que vocês suspenderam a produção do Clio no Brasil?
FdaR – Porque ninguém mais comprava e ele ficou horrível com aqueles faróis enormes.

FG – E o Twingo?
FdaR – Você tem um, né?

FG – Sim senhora.
FdaR – O que quer saber do Twingo?

FG – O meu tinha um porta-luvas de borracha, era tipo uma bolsa, onde compro isso? O meu sumiu.
FdaR – Que cor?

FG – O meu era roxo.
FdaR – Vou procurar no estoque, mas não garanto.

FG – Meu motor está batendo válvula.
FdaR – Arruma um mecânico.

FG – Por que o Logan é tão feio?
FdaR – Porque o desenhista veio da Lada.

FG – Ofensa gratuita. Vamos falar de F-1, então. Parabéns pela pintura. O Vigilante Rodoviário adorou.
FdaR – Quem?

FG – Vigilant Routière.
FdaR – Ele tem Instagram?

FG – Não senhora. Mas esquece, não é importante. Queria saber por que os pilotos usam calças em vez de macacão.
FdaR – O macacão é preto em cima e amarelo embaixo. Não é calça.

FG – Ficou horrível.
FdaR – Você não tem nada de mais interessante para perguntar? Parte técnica, por exemplo?

FG – OK. Queria saber por que tem barbatana.
FdaR – Finalmente algo relevante. Bem, nossos engenheiros vão tentar, com essa peça, melhorar os fluxos de ar sobre, sob, pelos lado, à frente e atrás do carro.

FG – Muito interessante. Podemos falar de pilotos, agora?
FdaR – Falo sobre tudo.

FG – Por que ficaram com o Palmer, se ele é tão ruim?
FdaR – Porque o Prost não aceitou nosso contrato.

FG – Nicolas?
FdaR – Não, Alain.

FG – E o Hulk, será que ele não vai amarelar?
FdaR – Não, ele é verde.

FG – Você é boba?
FdaR – Suas perguntas são muito ruins. Au revoir.

FG – Por que francês não toma banho?
FdaR – …

Desligou.