Blog do Flavio Gomes
F-1

SAUBER C36

[bannergoogle]SÃO PAULO (dá pra desligar o maçarico?) – A Sauber botou na praça o C36 hoje pela manhã. “C” de Christine, a mulher de Peter Sauber, sigla que designa os carros do construtor suíço desde sempre. A Williams, sexta-feira, divulgou imagens do FW40, e daqui a pouco falamos dele. No fim de semana dei-me folga neste blog depois […]

[bannergoogle]SÃO PAULO (dá pra desligar o maçarico?) – A Sauber botou na praça o C36 hoje pela manhã. “C” de Christine, a mulher de Peter Sauber, sigla que designa os carros do construtor suíço desde sempre. A Williams, sexta-feira, divulgou imagens do FW40, e daqui a pouco falamos dele. No fim de semana dei-me folga neste blog depois de uma festa de 50 anos do irmão, uma transmissão de Fórmula E na TV e três blocos. Haja saúde.

Chamam a atenção nos novos carros as dimensões maiores, os pneuzões, a asa traseira mais baixa, a volta da barbatana atrás da tomada de ar e a pobreza de patrocinadores. O espaço mais nobre da Sauber está preenchido com uma alusão aos seus 25 anos de F-1. A equipe está sob controle de um grupo financeiro e arrumou uns trocos com o nono lugar de Nasr no Brasil ano passado. Mas me parece muito pouco para ser um negócio sustentável.

Com motor Ferrari 2016 e a dupla dinâmica Marcus Ericsson/Pascal Wehrlein, o que se pode esperar da Sauber neste ano é… nada. Como a Manor fechou as portas, deve ficar em último, mesmo. É, hoje, a nanica da vez. Wehrlein, que bateu feio na Corrida dos Campeões na Flórida, está fora da primeira bateria de testes.

Mesmo assim, conversei com importante figura na fábrica, que pediu para não ser identificado. Fiz perguntas pontuais, por WhatsApp. Vou reproduzir na íntegra, já traduzido.

Flavio Gomes (FG) – Olá, tudo bem?
Fonte da Sauber (FdaS) – Tudo bem, e tu?

FG – Vou bem. E esse carro aí?
FdaS – Gostou?

FG – Notei que não tem patrocinadores.
FdaS – É, aquele menino brasileiro levou o banco e a petroleira.

FG – Mas e o Ericsson?
FdaS – Trouxe uma grana. Deu para trocar a máquina de café expresso.

FG – Só isso?
FdaS – Eram várias, trocamos todas e deu para comprar várias cápsulas.

FG – Que bom. Para que vocês colocaram aquela barbatana?
FdaS – Para melhorar os fluxos de ar.

FG – E a asa mais baixa atrás, como vai funcionar?
FdaS – Pelas nossas simulações, vai melhorar bem os fluxos de ar.

FG – Azul e dourado foi uma escolha de quem?
FdaS – Da mulher do dono. Ela queria algo parecido com embalagem de chocolate.

FG – Quem é o dono?
FdaS – Isso não posso dizer.

FG – O Wehrlein é simpático?
FdaS – Sim, mas a gente não entende nada que ele fala.

FG – Mas ele fala alemão, na Suíça também se fala alemão. Se for assim, o Ericsson…
FdaS – Também não entendemos nada do que ele fala.

FG – Para terminar, como esperam fazer alguma coisa de útil usando um motor do ano passado?
FdaS – Vamos melhorar, pode apostar. Não temos provas, mas temos convicção.