Blog do Flavio Gomes
F-1

2017, DIA #7

SÃO PAULO (tá acabando…) – E hoje foi dia de simular corrida, exceto para Vettel e Hamilton, que deram seus brilharecos com pneus ultramacios em algum momento do penúltimo dia de pré-temporada para fazer tempos expressivos. Tião Italiano entrou na casa de 1min19s024, “um-dezenove-baixo”, fechou o dia em primeiro e creio que amanhã, no encerramento […]

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SÃO PAULO (tá acabando…) – E hoje foi dia de simular corrida, exceto para Vettel e Hamilton, que deram seus brilharecos com pneus ultramacios em algum momento do penúltimo dia de pré-temporada para fazer tempos expressivos. Tião Italiano entrou na casa de 1min19s024, “um-dezenove-baixo”, fechou o dia em primeiro e creio que amanhã, no encerramento da brincadeira, alguém haverá de sair com tanque vazio, pneu ultra-super-hiper-mega-macio, e teremos tempos na casa de 1min18s pelo menos com Ferrari e Mercedes. Para que as manchetes possam gritar: “Equipe F (ou M) encerra pré-temporada da F-1 na frente”.

[bannergoogle]Esse é o tipo de coisa que funciona como marketing durante algumas semanas, até que a coisa comece para valer na Austrália, dia 24 — a sexta-feira dos primeiro treinos em Albert Park. Fica aquele diz-que-diz interminável sobre favoritismo, quem vai bater quem, quem vai lutar por vitórias, pódios, títulos, pontos etc. e tal. Faz parte do show.

Dessa turma aí que provavelmente entra “na casa dos 18” em Barcelona, podemos tirar a Red Bull. E a Williams. Do que deu para observar até agora, temos um primeiro pelotão bem claro com Mercedes e Ferrari e um segundo com essas outras duas.

A seguir, um bolo interessante com Force India, Renault, Toro Rosso e Haas. Na rabeira, McLaren e Sauber. Para alguns, não necessariamente nessa ordem. Mas acho que ninguém precisa ser tão cruel com o time laranja. Ainda que coberta de problemas, a McLaren andará na frente da Sauber em 2017. Só isso?, perguntará o torcedor de Alonso, incrédulo. Receio dizer que sim, amigo. Só isso.

Vejam os tempos de hoje e depois seguimos com os pitaquinhos da quinta-feira:

– Apesar do desempenho sólido e convincente da Ferrari até agora, Vettel não se anima muito. “A Mercedes ainda é a equipe a bater”, avaliou o alemão. Ele ficou impressionado com a consistência dos prateados em simulações de corrida. Parece que a ordem em Maranello é mesmo falar pouco e trabalhar bastante.

– Mas a Mercedes não se deixa iludir pelo discurso pé-no-chão da Ferrari. Lauda, um dos chefes, falou que algumas coisas que a equipe testou em Barcelona na segunda sessão de treinos não funcionaram e que o ano “será difícil”. Hamilton acha que a equipe italiana está escondendo o leite e será bem mais rápida do que está sendo em Barcelona. Tá com medinho, em resumo.

[bannergoogle]- A Force India tem um carro acima do peso mínimo exigido pela FIA. Enquanto não encontra gordura localizada para tirar, o jeito foi pedir para Pérez e Ocon emagrecerem. A equipe pediu que se apresentem em Melbourne com 70 kg. Ambos pesam 72 kg. Nada de tacos para o mexicano e algum comedimento com os croissants de Ocon.

–  A FIA aprovou a mudança de nome da GP2 para Fórmula 2 já a partir deste ano, e o campeonato terá 11 etapas — dez delas junto com GPs de F-1 e uma em Jerez. O nome GP2 vinha sendo usado desde 2005, e a categoria sucedeu a F-3000 como último degrau antes da F-1 na escala das divisões de base, por assim dizer. Bernie Ecclestone era contra a mudança de nome, mas o Liberty Media Group, que comprou o pacote todo, resolveu levar a cabo a ideia que, originalmente, era de Jean Todt, presidente da FIA.

– Na McLaren, até Vandoorne está reclamando da Honda.