2017, DIA #7
SÃO PAULO (tá acabando…) – E hoje foi dia de simular corrida, exceto para Vettel e Hamilton, que deram seus brilharecos com pneus ultramacios em algum momento do penúltimo dia de pré-temporada para fazer tempos expressivos. Tião Italiano entrou na casa de 1min19s024, “um-dezenove-baixo”, fechou o dia em primeiro e creio que amanhã, no encerramento da brincadeira, alguém haverá de sair com tanque vazio, pneu ultra-super-hiper-mega-macio, e teremos tempos na casa de 1min18s pelo menos com Ferrari e Mercedes. Para que as manchetes possam gritar: “Equipe F (ou M) encerra pré-temporada da F-1 na frente”.
[bannergoogle]Esse é o tipo de coisa que funciona como marketing durante algumas semanas, até que a coisa comece para valer na Austrália, dia 24 — a sexta-feira dos primeiro treinos em Albert Park. Fica aquele diz-que-diz interminável sobre favoritismo, quem vai bater quem, quem vai lutar por vitórias, pódios, títulos, pontos etc. e tal. Faz parte do show.
Dessa turma aí que provavelmente entra “na casa dos 18” em Barcelona, podemos tirar a Red Bull. E a Williams. Do que deu para observar até agora, temos um primeiro pelotão bem claro com Mercedes e Ferrari e um segundo com essas outras duas.
A seguir, um bolo interessante com Force India, Renault, Toro Rosso e Haas. Na rabeira, McLaren e Sauber. Para alguns, não necessariamente nessa ordem. Mas acho que ninguém precisa ser tão cruel com o time laranja. Ainda que coberta de problemas, a McLaren andará na frente da Sauber em 2017. Só isso?, perguntará o torcedor de Alonso, incrédulo. Receio dizer que sim, amigo. Só isso.
Vejam os tempos de hoje e depois seguimos com os pitaquinhos da quinta-feira:
– Apesar do desempenho sólido e convincente da Ferrari até agora, Vettel não se anima muito. “A Mercedes ainda é a equipe a bater”, avaliou o alemão. Ele ficou impressionado com a consistência dos prateados em simulações de corrida. Parece que a ordem em Maranello é mesmo falar pouco e trabalhar bastante.
– Mas a Mercedes não se deixa iludir pelo discurso pé-no-chão da Ferrari. Lauda, um dos chefes, falou que algumas coisas que a equipe testou em Barcelona na segunda sessão de treinos não funcionaram e que o ano “será difícil”. Hamilton acha que a equipe italiana está escondendo o leite e será bem mais rápida do que está sendo em Barcelona. Tá com medinho, em resumo.
[bannergoogle]- A Force India tem um carro acima do peso mínimo exigido pela FIA. Enquanto não encontra gordura localizada para tirar, o jeito foi pedir para Pérez e Ocon emagrecerem. A equipe pediu que se apresentem em Melbourne com 70 kg. Ambos pesam 72 kg. Nada de tacos para o mexicano e algum comedimento com os croissants de Ocon.
– A FIA aprovou a mudança de nome da GP2 para Fórmula 2 já a partir deste ano, e o campeonato terá 11 etapas — dez delas junto com GPs de F-1 e uma em Jerez. O nome GP2 vinha sendo usado desde 2005, e a categoria sucedeu a F-3000 como último degrau antes da F-1 na escala das divisões de base, por assim dizer. Bernie Ecclestone era contra a mudança de nome, mas o Liberty Media Group, que comprou o pacote todo, resolveu levar a cabo a ideia que, originalmente, era de Jean Todt, presidente da FIA.
– Na McLaren, até Vandoorne está reclamando da Honda.
Entra ano sai ano a mesma coisa, ou seja: a Ferrari é um “flight chicken, but in the nick of time…”
Divertida, essa briguinha psicológica Mercedes-Ferrari, cada um tentando baixar as expectativas. A gente só vai começar a ter uma ideia de quem (alguém?) está falando a verdade quando da quadriculada do primeiro sábado. Mais ainda, depois da do primeiro domingo. Antes disso, não acredito em ninguém.
OK, minto; acredito no Alonso. Ele está mesmo ferrado. :-D
É impressionante como a McLaren do ano passado tinha evoluído, pontuando com consistência. Teve corrida que andou na frente de Williams e chegou a encostar na Ferrari. Acredito que conseguirão se recuperar na segunda metade. Principalmente com o desenvolvimento liberado de motor. Acho que Honda consegue encurtar a distância. Enquanto alguns carros do grid estarão usando motores Mercedes e Ferrari de uma geração atrás.
– “Nem com motor de avião a Manor, digo, a Sauber fica na nossa frente”.
Que palhaçada esse negócio de piloto magrela e baixinho, verdadeiros manewquins anorexicos, daqui uns dias serão joqueis pilotando f1, a solução é fácil: piloto pesa 80 kg! Isso é peso de homem!!! quem pesa menos coloca lastro no carro pra completar os 80 kg, e se tiver algum gordão azar o dele que perderá tempo! f1 sera mais justa se for mais simples!!!! e mais competitiva!!!!
– Montoya curtiu, eheh.
E tem como não reclamar dessa porcaria de Honda?
Vale lembrar que como time, a última vez que participaram não fizeram nada. Quando colocaram um motor decente no carro ele foi campeão.
Acho que esses japoneses não sabem o que estão fazendo.
A McLaren devia desenvolver um motor com produção da Ricardo.
Este ano parece que tá prometendo uma F1 eletrizante. Duas equipes brigando pelo título e andando no mesmo tempo (Mercedes e Ferrari) e a Williams e Red Bull vindo como terceiras forças. Acho que esse ano promete briga dura pelo título, a Ferrari já está 10 dez anos sem ganhar um, e vai vir doida para conquista a taça este ano, e quebrar este jejum.
Eu acho que nestes testes ,quem sabe que tem um bom carro procura esconder o que tem e quem não tem um bom carro procura mostrar mais do que tem .
Agora , vamos combinar , Alonso que poderia ganhar um GP sem apelar para o box, esta sendo castigado mais do que corretamente pelo deus da velocidade, desde aquele GP que ganhou no grito, sua carreira só vem definhando ano após ano . Acho que terá merecidamente um final sombrio, com sua qualidade de piloto não precisaria ,jogar tão baixo e tão sujo. Assim como Prost que para ter uma vitória em GP a mais tem um campeonato mundial a menos.Pelo menos este deus da velocidade parece ser muito justo !
Se a McLaren tivesse revivido a mesma pintura vermelha e branca dos tempos de A. Senna, é certeza que não estariam tendo tantos problema. Com a pintura de 2015 e 2016, e agora com esse troço laranja e preto, ninguém se anima em trabalhar duro em um carro ridículo desse.
Só isso?
Só. E olhe lá!
kkkkkkkkkkkk
Chuuuuuupa Allezonso!
Algumas análises indicam que a Ferrari sistematicamente estava tirando o pé no último trecho. Fazia os dois primeiros trecho muito baixos e na sequencia ficava cerca de 0,7s acima do valor esperado. Não seria problema de pneu pois isso se repetiu durante várais voltas com os chicletes rosas.
Apesar de não ser expert como o Gomes também acho que treinos são uma amostra do que pode ou não acontecer no ano mas é uma amostra bem parcial e por vezes distorcida. O que pode acontecer: Ferrari e Mercedes andarem na frente…. ora, isso é o obvio do obvio…… e as nanicas ficarem lá pra trás? também é óbvio!!! A grande dúvida é a RBR, eu penso que ela tá escondendo o jogo um pouco… mas no fim quem vai disputar mesmo poles e pódios são as tres F,M e Redebulllll, as intermediarias poderão até fazer la algum podio, uma classificação boa ou uma pole inesperada, quem sabe até uma vitória num gp bagunçado e dramatico e de muito azar para os seis pilotas de F/M/R….., e as nanicas? ai vai ser a disputa por migalhas!!!!
Gomes, me permita só uma dica pertinente: vejam o programa Quartel da sucata (Steelbodies ) no canal 167 discovery turbo ( Flávio permita isso please!!!) são uns mecanicos alemaes que compram, reformam e revendem sucata principalmente de artigos militares, todos voces vao adororar tenho a mais absoluta certeza.
Quanto a F1, vamos ver quem é quem depois da quarta ou quinta corrida, surpresas seriam bemvindas mas por enquanto só há mesmo especulações!!!!
FLAVIO GOMES PRA PRESIDENTE!!!!
A coisa está feia na McLaren-Honda. Até o segundo piloto (e ex-piloto sobressalente) Step Nãodorme está reclamando do carro.
Flavio e Leitores,
Acho que as forças serão Mercedes e Ferrari, mas o que mais me chama a atenção é a resistência dos pneus para a temporada, o que pode trazer alguns surpresas durante as corridas devido aos diferentes estilos de pilotagem dos pilotos.
Diferente das últimas temporadas quando não se podia forçar o tempo todo para não ficar sem borracha em poucas voltas, agora, acredito, se poderá pisar fundo por muito mais tempo, e os diferentes estilos de pilotagem podem nos trazer algumas belas surpresas.
É esperar pra ver, mas no meu entender a temporada promete!
Abraços a todos