Blog do Flavio Gomes
F-1

O FUTURO BY RENAULT

SÃO PAULO (não duvido de nada) – A Renault mostrou em Xangai o que acha que será um carro de F-1 daqui a dez anos. O R.S. 2027 foi apresentado no salão do automóvel chinês e veio acompanhado de uma porção de ideias não só mecânicas e tecnológicas, mas também esportivas. A montadora sugere um […]

SÃO PAULO (não duvido de nada) – A Renault mostrou em Xangai o que acha que será um carro de F-1 daqui a dez anos. O R.S. 2027 foi apresentado no salão do automóvel chinês e veio acompanhado de uma porção de ideias não só mecânicas e tecnológicas, mas também esportivas. A montadora sugere um novo formato para a categoria, com duas corridas por fim de semana, uma prova para novatos, influência dos fãs no desempenho e nos resultados e outras novidades.

[bannergoogle]Acho legais esses exercícios de futurologia, embora seja igualmente legal olhar, por exemplo, para revistas de carros dos anos 60 e 70 com previsões sobre o que estaria acontecendo no mundo hoje e comparar com o que de fato aconteceu. Deveríamos estar usando veículos voadores individuais, por exemplo. Em vez disso, numa cidade como São Paulo se discutem questões como velocidade nas Marginais e tem gente que segue demonizando ciclovias. E do ponto de vista de mobilidade, não tem nada muito mais novo que o Uber, que não passa de um táxi.

Mas estou exagerando, claro. Uma porção de coisas que surgiram nos últimos anos eram inimagináveis há quatro décadas. Vamos deixar a ampulheta funcionar. Daqui a dez anos veremos se a fábrica francesa acertou. Para quem quiser ver imagens reais do carro exposto na China, estão aqui.