Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE

RIO (sério que derrubaram?) – Recebo pelo WhatsApp texto e foto enviados pelo Jovino, de Brasília. Alguém conhece? Tem fotos atuais? O primeiro posto de gasolina da Petrobras no Brasil foi construído na Vila Acampamento (atual Candangolândia) em 1959, antes mesmo da inauguração da nova capital. Projetado pelo arquiteto José Bina Fonyat, o Posto Guarapari […]

RIO (sério que derrubaram?) – Recebo pelo WhatsApp texto e foto enviados pelo Jovino, de Brasília. Alguém conhece? Tem fotos atuais?

O primeiro posto de gasolina da Petrobras no Brasil foi construído na Vila Acampamento (atual Candangolândia) em 1959, antes mesmo da inauguração da nova capital. Projetado pelo arquiteto José Bina Fonyat, o Posto Guarapari fazia parte de um complexo modernista que incluía um hotel, um restaurante (que foi bastante frequentado por JK) e um edifício de serviços. O local ficou marcado pela caixa d’água em forma de disco voador, que lhe rendeu apelidos como Posto do Cogumelo e Posto do Chapéu. No final dos anos 90, a Petrobras decidiu transformar o Guarapari em um centro de abastecimento de gás natural e, para isso, queria derrubar todas as edificações. Mas a população reagiu à ameaça ao patrimônio e conseguiu negociar, por meio do pioneiro Iremar Carlos Ferreira — o Carlos Paulista –, a destruição parcial do complexo. Atualmente, das construções originais, apenas o “disco voador” permanece de pé, ainda causando espanto e curiosidade por quem passa pela Candangolândia.

Não acredito que tenham tido coragem de pôr abaixo o hotel e o restaurante. Gostaria de mais detalhes sobre esse atentado ao pudor arquitetônico e histórico. Outras fotos de época serão bem-vindas.