Blog do Flavio Gomes
F-1

O MOTOR DE 2021

RIO (quero ver) – Ainda não entrei muito nessa seara, porque por enquanto o pouco que se sabe é que a Fórmula 1 está estudando um novo tipo de motor para 2021, mas não se tem uma ideia muito clara, ainda, de como ele será. Mais barato, certamente. Agora, as especificações… [bannergoogle]Eu gostaria de especular, torcendo […]

RIO (quero ver) – Ainda não entrei muito nessa seara, porque por enquanto o pouco que se sabe é que a Fórmula 1 está estudando um novo tipo de motor para 2021, mas não se tem uma ideia muito clara, ainda, de como ele será. Mais barato, certamente. Agora, as especificações…

[bannergoogle]Eu gostaria de especular, torcendo muito por um V8 aspirado e barulhento, derivado de motor de série, 2,4 litros, simples, sem muita frescura, passando longe dos sistemas de recuperação de energia e uso de motores adicionais elétricos. Talvez até um V10 de 3 litros, mas creio que o V8 é mais fácil de atrair fábricas que já têm ou tiveram essa configuração em seus carros.

Só que imaginar que a F-1 vá fazer algo tão na contramão da tecnologia me parece sonho de uma noite de primavera. Já estamos na primavera? Não, ainda é inverno. Então, que seja: sonho de uma noite de inverno. Em algum lugar vão enfiar eletricidade. Podem ter certeza. Talvez os sistemas escolhidos sejam menos empolados, sem tanta chance de quebra e necessidade de troca de componentes a cada mudança de fase da Lua. Acho também que vão acabar no turbo, por conta da eficiência etc. e tal.

Estou falando do assunto porque a McLaren acredita que, dependendo da fórmula escolhida, poderá fazer o seu próprio motor a partir de 2021, deixando de depender de fornecedores externos. É um caminho, ainda mais quando se tem uma estrutura capaz de projetar e construir um monte de coisa, caso do grupo de Woking.

Estamos ansiosos por esses motores. Sabe-se que tem mais gente de olho — a Porsche andou falando no assunto — e que algumas montadoras têm participado das reuniões na FIA que estão sendo realizadas junto ao grupo técnico comandando por Ross Brawn. A ver.

Barulho e simplicidade, é tudo o que eu queria. E para vocês, qual seria a configuração ideal para motores de F-1 a partir de 2021?