Blog do Flavio Gomes
F-1

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RIO (lembranças…) – Foi numa sexta-feira, primeiro treino classificatório para o GP do Japão — naquela época, valiam os tempos de sexta e sábado para formar o grid. Mansell bateu forte na sequência de “S” de Suzuka e, por conta do acidente, foi vetado pelos médicos para a corrida. Com 12 pontos de vantagem na […]

piquezao87

RIO (lembranças…) – Foi numa sexta-feira, primeiro treino classificatório para o GP do Japão — naquela época, valiam os tempos de sexta e sábado para formar o grid. Mansell bateu forte na sequência de “S” de Suzuka e, por conta do acidente, foi vetado pelos médicos para a corrida.

Com 12 pontos de vantagem na classificação, Nelson Piquet, seu companheiro de Williams, conquistou o título sem nem precisar correr. Faltavam duas provas — Japão e Austrália –, e Nigel não poderia mais alcançá-lo, já que uma vitória valia apenas nove pontos.

[bannergoogle]Tricampeão, Nelson alinhou em quinto no grid naquele domingo, e acabaria abandonando com problema de motor depois de 46 voltas. Tudo bem. A taça estava garantida. Antes, fora campeão em 1981 e 1983, as duas vezes pela Brabham. Primeiro, com motor Ford. Depois, com BMW. Ao ganhar em 1987 com Honda, fechava uma incrível série de títulos com três motores diferentes.

No ano seguinte, Piquet trocaria a Williams pela Lotus, apesar da condição de campeão que, em tese, sugeria a permanência onde estava. Mas o clima na Williams era o pior possível, depois de meses de atrito com Mansell e com a ala que defendia os interesses da rainha no time. Lutar contra um inglês numa equipe inglesa era pesado e Nelson já não estava mais a fim.

Além do mais, a Honda estava deixando a equipe para se juntar à McLaren. Na Lotus, o brasileiro seguiria com os japoneses, que já estavam lá desde a temporada anterior. Já a Williams viveria algum tempo no purgatório com os fracos motores Judd, até se acertar de novo algum tempo depois com a Renault. Não valia a pena.

Hoje o tricampeonato de Piquet faz 30 anos. Todo respeito e reverência a um dos maiores de todos os tempos.