Blog do Flavio Gomes
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TRABI ESTRANHO

RIO (sempre aprendendo) – Olha, eu achava que já tinha visto todos os modelos possíveis de Trabant, incluindo os muitos protótipos feitos pela Sachsenring ao longo das muitas décadas de produção do carro mais fantástico do universo conhecido. Isso porque não sei te tem algum museu da Alemanha Oriental que ainda não visitei. Incluindo, claro, […]

estrabi1RIO (sempre aprendendo) – Olha, eu achava que já tinha visto todos os modelos possíveis de Trabant, incluindo os muitos protótipos feitos pela Sachsenring ao longo das muitas décadas de produção do carro mais fantástico do universo conhecido. Isso porque não sei te tem algum museu da Alemanha Oriental que ainda não visitei. Incluindo, claro, o museu Horch de Zwickau, onde o Trabi nasceu, e o Trabant Museum, de Berlim. Fora os vários pequenos museus de tecnologia e transportes espalhados por cidades como Leipzig, Chemnitz e Dresden.

Mas esse modelo aí, que o Anderson Grzesiuk mandou, é novidade completa para mim. Segundo ele, foi um estudo feito para receber o motor VW 1.1 refrigerado a água que acabaria sendo usado nos últimos anos de produção, de 1989 a 1991. Até 1988, o motor usado era o velho — e fabuloso — dois cilindros, dois tempos, refrigerado a ar e derivado dos DKWs da década de 30.

Como sabido, o pequeno 1.1 da VW foi mesmo adotado e não salvou o Trabi, mas a Sachsenring optou por mudar muito pouco a frente e a traseira do carro. Sou louco para ter um desses, e um dia ainda vou buscar.

O Anderson não me disse onde foram tiradas as fotos. Se alguém souber, avise. Porque na próxima viagem vou ver essa coisa linda de perto.

Além da frente toda cheia de charme, os caras fizeram uma tampa de porta-malas que desce até o para-choque. Chique demais.