Blog do Flavio Gomes
F-1

PNEUS EM NÚMEROS

[bannergoogle]RIO (chuva de dados) – Pode ficar meio cansativo, mas não tenham pressa para avaliar a montanha de números que a Pirelli divulgou hoje com um balanço da temporada 2017 da Fórmula 1. São bem legais e merecem ser vistos com calma e tranquilidade. Com pneus 25% mais largos e carros mais velozes, era esperado que muitos […]

[bannergoogle]RIO (chuva de dados) – Pode ficar meio cansativo, mas não tenham pressa para avaliar a montanha de números que a Pirelli divulgou hoje com um balanço da temporada 2017 da Fórmula 1. São bem legais e merecem ser vistos com calma e tranquilidade.

Com pneus 25% mais largos e carros mais velozes, era esperado que muitos recordes fossem batidos. Em média, os tempos das poles foram 2s450 melhores que em 2016. As voltas mais rápidas das corridas, também na média quando comparadas com as do ano passado, foram 2s968 mais velozes.

Os pneus supermacios foram os mais “populares” da temporada, seguidos dos macios e dos ultramacios. Os duros não serviram para quase nada, exceto ocupar espaço nos contêineres da borracheira.

Daniel Ricciardo foi o recordista de ultrapassagens, e Lance Stroll pode ser considerado o melhor largador do ano, tendo sido o piloto que mais conquistou posições em primeiras voltas de GPs. Falando nelas, as ultrapassagens, a corrida mais legal do ano nesse quesito foi a do Azerbaijão. A pior, a da Rússia.

Antes de destrinchar esses tempos de voltas GP por GP, um balanção geral:

Total de pneus fornecidos em 2017: 38.788
Destes, 33.520 foram usados em fins de semana de corrida e 5.268 em testes
Dos 38.788, 25.572 foram para uso em pista seca e 13.016 intermediários ou com chuva

Número total de pneus usados em fins de semana de corrida: 12.920, sendo 11.532 para pista seca e 1.388 para pista molhada.

Número máximo de quilômetros pilotados por cada composto (excluindo testes):
o Duro: 74 km (Esteban Ocon, Force India)
o Médio: 587 km (Lance Stroll, Williams)
o Macio: 4.696 (Lewis Hamilton, Mercedes)
o Supermacio: 6.261 km (Sergio Perez, Force India)
o Ultramacio: 4.674 km (Stoffel Vandoorne, McLaren)
o Intermediário: 433 km (Lance Stroll, Williams)
o Chuva: 242 km (Felipe Massa, Williams)

PIT STOPS
Número total de pit stops: 533 (sendo seis drive-throughs e um stop and go)
Isso resulta em uma média de 26,7 por corrida, e 1,5 por piloto por corrida
Maior quantidade de pit stops em uma corrida: 41, no GP do Azerbaijão
Menor quantidade de pit stops em uma corrida: 18, no GP da Áustria

ULTRAPASSAGENS
Número total durante a temporada: 435*, com uma média de 21,8 por corrida
Maior número de ultrapassagem em corrida com pista seca: 42, no Azerbaijão
Maior número de ultrapassagem em corrida com pista molhada: 31, na China
Menor número de ultrapassagem em corrida com pista seca: 1, na Rússia.
Piloto que fez mais ultrapassagens no ano: Daniel Ricciardo, 43.
Piloto que fez mais ultrapassagens em uma única corrida: Daniel Ricciardo, 13 (no GP da Inglaterra).
Piloto que foi menos ultrapassado: Max Verstappen e Lewis Hamilton, duas vezes**
Piloto que ganhou mais posições em primeiras voltas de GPs: Lance Stroll, 36
Time que fez mais ultrapassagens: Red Bull, 65 manobras (43 de Daniel Ricciardo e 22 de Max Verstappen)
Time que foi menos ultrapassado: Red Bull, 11 (9 vezes Daniel Ricciardo e 2 vezes Max Verstappen) e Ferrari (8 Kimi Raikkonen e 3 Sebastian Vettel)
(*) Como os movimentos de ultrapassagem são calculados: uma manobra de ultrapassagem é contada como aquela que ocorre durante voltas lançadas das corridas (então não são contabilizadas as manobras realizadas na primeira volta das provas) e que são mantidas até a linha de chegada da volta. As mudanças de posição devidas a grandes problemas mecânicos ou quando retardatários são ultrapassados não são contadas.
(**) Somente pilotos que competiram na temporada inteira são contados.

CIRCUITOS E CORRIDAS
Corrida mais demorada do ano: Azerbaijão, 2h03min55s753
Corrida mais curta do ano: Monza, 1h15min32s312
Corrida mais rápida do ano: Monza, velocidade média do vencedor (Lewis Hamilton) 243,626 km/h
Maior velocidade alcançada em um GP: 362,4 km/h por Sebastian Vettel no México.
Maior número de voltas mais rápidas: Lewis Hamilton, 18 (7 em corridas e 11 durante a qualificação)
Maior número de voltas lideradas: 527, por Lewis Hamilton.

 

MAIORES VELOCIDADES EM CURVAS

 

VOLTAS MAIS RÁPIDAS EM CLASSIFICAÇÕES

(*) Como GP da Europa em 2016 – (**) Pista molhada em 2017

 

VOLTAS MAIS RÁPIDAS EM CORRIDAS

(*) Como GP da Europa em 2016 – (**) Pista molhada em 2016

 

OUTROS NÚMEROS INTERESSANTES
• Quilômetros rodados por todos os compostos em 2017 (incluindo testes): 329,170 km
o Duro: 1.549 km
o Médio: 20.259
o Macio: 94.893
o Supermacio: 118.729
o Ultramacio: 83.465
o Intermediário: 7.089
o Molhado: 3.186
Distância coberta em corridas em 2017: 102.856 km
Distância coberta durante os testes de desenvolvimento: 14.285 km

Além disso, a Pirelli informou que vendeu 13.580 bonés, serviu 15.900 refeições e 30.200 cafés em seus HCs, e seu chef cozinhou 870 kg de macarrão e 320 kg de arroz. Também usou 120 kg de queijo parmesão e 520 litros de azeite.