Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

LIVRE, LEVE, SOLTO E VELOZ

RIO (que sonho…) – A Porsche está fora do WEC, como se sabe. A decisão do grupo Volkswagen pegou muita gente de surpresa no ano passado, e tem mais a ver com os prejuízos da montadora por causa do “dieselgate” do que por alguma aversão às corridas. Mas o 919 Hybrid, já uma lenda das […]

RIO (que sonho…) – A Porsche está fora do WEC, como se sabe. A decisão do grupo Volkswagen pegou muita gente de surpresa no ano passado, e tem mais a ver com os prejuízos da montadora por causa do “dieselgate” do que por alguma aversão às corridas.

Mas o 919 Hybrid, já uma lenda das pistas, segue respirando. E como.

No fim de semana, com Neel Jani ao volante, a Porsche levou o carro para Spa-Francorchamps. Tirou dele tudo que o regulamento do WEC limita. E colocou tudo que as regras proíbem.

Resultado: Jani fez uma volta em 1min41s770, exatos 0s783 menos que a pole-position de 2017 de… Lewis Hamilton na F-1! Sim, é isso que vocês estão lendo. O carro foi quase 1s mais rápido que o Mercedes do campeão mundial do ano passado. E virou nada menos do que 12s abaixo da pole da própria Porsche para as 6 Horas de Spa na última temporada.

[bannergoogle]A mágica foi possível, primeiro, porque o pequeno motor a combustão V4 de 2 litros teve sua potência aumentada para 720 HP, contra o limite de 500 HP imposto pelo WEC. Isso foi possível aumentando o fluxo de combustível e fazendo alterações no turbo. O motor elétrico também teve sua potência ampliada, para equivalente a 440 HP.

Essa cavalaria empurrou um carro 39 kg mais leve do que a configuração do ano passado, exigida pelo regulamento — apenas 849 kg no total. Foram modificadas também as asas e os difusores, para buscar o limite possível para o monstro. Com isso, aumentou-se em 53% o “downforce” produzido pelo 919 Evo, como foi rebatizado. E ele bateu nos 360 km/h nas retas belgas.

Assistir a essas imagens quase piratas (a Porsche ainda não divulgou um vídeo oficial, até onde eu sei) nos traz um prazer ainda maior. Lembra aqueles testes secretos de antigamente, quando só se conseguia ter uma ideia dos novos carros de algumas categorias invadindo autódromos hermeticamente fechados.

Coisa linda de se ver.