Blog do Flavio Gomes
Imprensa

NA AGENDA

RIO (mais um na conta) – Pelo 27º ano seguido, Reginaldo Leme lança seu anuário “AutoMotor Esporte”, cujos textos de F-1 são feitos pelo amiguinho aqui desde a primeira edição. Segue o convite aberto a todos — chance de encontrar pilotos, ex-pilotos, jornalistas especializados, todo o povo do automobilismo — e o press-release com mais […]

RIO (mais um na conta) – Pelo 27º ano seguido, Reginaldo Leme lança seu anuário “AutoMotor Esporte”, cujos textos de F-1 são feitos pelo amiguinho aqui desde a primeira edição. Segue o convite aberto a todos — chance de encontrar pilotos, ex-pilotos, jornalistas especializados, todo o povo do automobilismo — e o press-release com mais detalhes:

Publicado desde 1992, o anuário AutoMotor Esporte, do jornalista Reginaldo Leme, funciona como um documento histórico do esporte a motor, trazendo sempre a cobertura completa de tudo o que de mais importante aconteceu nas pistas do Brasil e do mundo. O exemplar que chega às livrarias agora é a 27ª edição do livro.

O principal destaque é uma homenagem a Fernando Alonso, em função da despedida do piloto espanhol, que está deixando a Fórmula 1. Leme assina um especial de oito páginas contando detalhes do que viu, viveu e ouviu de Alonso nas 18 temporadas em que o bicampeão mundial esteve no topo do esporte. A matéria é ilustrada por fotos de Miguel Costa Jr., principal nome do fotojornalismo especializado no Brasil.

Todas as corridas de Fórmula 1 são descritas em detalhes no “AutoMotor”, por meio de um texto leve, como em um roteiro de filme, explorando mais do lado humano, os segredos de bastidores e trazendo gráficos completos de cada GP.

Além do espaço nobre para a Fórmula 1, o livro também dedica parte importante de suas 478 páginas a categorias como a Stock Car, que em 2018 consagrou Daniel Serra como campeão mais vez, e a Fórmula E, a nova sensação do esporte a motor mundial, que tem cobertura no estilo corrida a corrida.

Há espaço também para os campeonatos de base e todas as conquistas brasileiras no exterior, uma marca e um compromisso da publicação desde sua primeira edição.

O AutoMotor é um livro de mesa, objeto de colecionador, ilustrado por mais de 600 fotos captadas pelos mais conhecidos fotógrafos do meio, distribuídas em couchê e projeto gráfico moderno, o que resultou na indicação a diversos prêmios de excelência gráfica nos últimos anos. A versão 2018/2019 tem capa dura, apresentando a imagem do pentacampeão mundial Lewis Hamilton contornando uma curva ao volante do carro da Mercedes. A foto do carro recebeu aplicação de verniz UV High Gloss (brilho, fazendo com que se destacasse na capa) e os pneus e o asfalto ganharam verniz UV Texturizado (que torna a superfície da impressão mais áspera, simulando a sensação de tocar no pneu ou na própria pista).