Blog do Flavio Gomes
F-1

1001 NOITES (2) – UH-LÁ-LÁ

SÃO PAULO (Vettel vai pirar) – Cara, que coisa bacana esse Jacques Leclair. Moleque de tudo, segunda temporada, primeira na Ferrari, um tetracampeão como companheiro de equipe… Na primeira corrida, só não chegou na frente dele porque a equipe pediu para colaborar. Na segunda, fez o que é necessário como antídoto às ordens do pitwall: […]

bah196
Leclerc: a primeira de muitas

SÃO PAULO (Vettel vai pirar)Cara, que coisa bacana esse Jacques Leclair. Moleque de tudo, segunda temporada, primeira na Ferrari, um tetracampeão como companheiro de equipe… Na primeira corrida, só não chegou na frente dele porque a equipe pediu para colaborar. Na segunda, fez o que é necessário como antídoto às ordens do pitwall: a pole.

Se o cara larga na frente e na frente fica, ninguém tem coragem para mandar inverter as posições — OK, o Jean Todt tinha. O menino terá, inclusive, de ser assertivo na estratégia, na hora de trocar pneus, no controle da corrida. Ficar à frente das decisões, em resumo, mostrar personalidade e força mental.

Não acho que a Ferrari vá sacaneá-lo. Isso acontece menos do que se imagina. Na maioria das vezes, ordens de equipe apenas preservam aquilo que as corporações consideram mais interessantes para elas — ainda que, também na maioria das vezes, as corporações sejam estúpidas do ponto de vista esportivo. Não tem muito espaço para questões pessoais, não. Ninguém manda um piloto deixar o outro passar porque um tem olhos azuis e o outro, cor de mel.

Hoje, Leclerc ganhar uma corrida é legal para a Ferrari do ponto de vista da imagem, da renovação. Vettel tem chance de ser campeão? Tem. E continuará tendo se for o piloto que sempre foi, mais do que o novato que divide os boxes com ele, em tese. Mas, neste sábado, ele foi eclipsado pelo jovem parceiro. Em quase todos os treinos, diga-se. Charlinho (boa, Sérgio Maurício!) é bom demais, e todos perceberam isso no ano passado, na Sauber. Será uma estrela ferrarista por um bom tempo, se não se perder pelo caminho. E não dá pinta de que um dia vá enfiar os pés pelas mãos. É humilde, tranquilo, com uma história de vida que acelerou seu amadurecimento — morte recente do pai, de seu padrinho Jules Bianchi, essas coisas que transformam meninos em homens. Estamos vendo nascer um piloto de ponta, não há dúvidas quanto a isso.

Os treinos foram legais no deserto barenita. O GP #999 da história, amanhã, será igualmente legal. Hoje, no Q1, a degola deixou para trás Toninho Giovanelli, Nicolau Hulk, Lance, o Stropício e a pobre dupla da Williams, Jorge Tá Russo e Betinho da Kumbuca. A Williams, inclusive, está trazendo Patrick Head, seu antigo sócio, para ajudar como consultor. Não vai adiantar nada, porque a única coisa que ele poderia recomendar seria a demissão de Claire Williams, e ela é dona do time. Ou incinerar os carros, e não tem dinheiro para fazer outros, nem o seguro paga.

Rick Iardo, dando sinal de vida na Renault, conseguiu passar para o Q2, e portanto Nicolau Hulk acabou sendo uma decepção. Leclair ficou em primeiro nessa parte da classificação, com Tião da Vittela em segundo. A Ferrari, como já avisara ontem, era mesmo favorita para a primeira fila. Destaques nessa fase: Mini Norris em quarto com a McLaren e Alexandre All Bom em sexto com a Toro Rosso. Luis Amilton tomou 0s7 de Leclair.

No Q2, de novo o monegasco fez um temporal, e Da Vitella teve de queimar um jogo extra de pneus porque errou na sua primeira volta. Como se diz nessas horas, sentiu a pressão. Dançaram Rick Iardo, All Bom, Galynho (esse menino vai sofrer na Red Bull), Perezito e K-Vyda Loka. Passaram as duplas da Ferrari, Mercedes, McLaren (desde o GP da Malásia de 2017 que a equipe não levava seus dois pilotos ao Q3), Haas, uma Alfa (de Kimi Dera Fosse Dez Anos Mais Jovem) e uma Red Bull (de Mad Max, por óbvio).

Charlinho: amadureceu rápido

No Q3, Leclair tinha duas voltas para tentar a pole e Da Vittela, uma só. Os outros eram coadjuvantes. Ninguém conseguiria bater os tempos da Ferrari. Charlinho fez 1min27s958 na primeira tentativa, tempo idêntico ao da pole de Tião no Bahrein no ano passado. Incrível. E o alemão, na sua volta, não conseguiu superar o tempo do jovem amiguinho. Que ainda melhorou na segunda saída, 1min27s866, deixando Da Vittela 0s294 atrás no cronômetro. É bastante coisa.

Amilton larga em terceiro, 0s324 atrás. Bottinudo, que é líder do campeonato, não esqueçam, parte em quarto. Seguem, numa outra turma — as diferenças são grandes –, Verstappado (a 0s886), Magnatta (boa, Sérgio Maurício!), Sainz Velocidad, Romano da Granja, Hi, Konnen! e Mini Norris nas dez primeiras posições.

Charles tornou-se o 99º piloto da história a fazer uma pole. Considero o menino favorito à vitória, mas tudo depende de como largar, de onde vai estar ao final da primeira volta. Da Vittela sabe que uma derrota para o garoto pode comprometer seu ano, fará dele o xodó da equipe e da imprensa por algumas semanas, e reverter o quadro, a não ser que se tenha uma cabeça muito boa, é difícil. Alonso que o diga — lembrem como sofreu com Hamilton em 2007. E Tião, como sabemos, às vezes dá uma pirada.

Não percam amanhã. Vai ser um corridão.