Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE DOMINGO RETRASADO

RIO (realmente, um fiasco) – Não é uma belezinha a foto acima? Escolhi como a melhor do GP da China, domingo retrasado em Xangai. Mattia Binotto entrou no noticiário de novo por mais uma ordem de equipe estapafúrdia, a terceira em sua terceira corrida como chefe da Ferrari. Poupou Vettel de uma provável derrota para […]

xan19d9
Binotto e Wolff: selfie para postar no Insta

RIO (realmente, um fiasco) – Não é uma belezinha a foto acima? Escolhi como a melhor do GP da China, domingo retrasado em Xangai. Mattia Binotto entrou no noticiário de novo por mais uma ordem de equipe estapafúrdia, a terceira em sua terceira corrida como chefe da Ferrari. Poupou Vettel de uma provável derrota para seu jovem companheiro de equipe e ainda estragou a corrida de Leclerc chamando o menino para o primeiro pit stop na hora errada. Foi bom para Tião, terceiro colocado, mas péssimo para Charlinho, quinto. Já a Mercedes, bem… Terceira dobradinha no ano.

Toto tinha motivos para sorrir, claro. Binotto, menos. Bem menos.

A FRASE DE XANGAI

Ross: filme conhecido

“Charles mostrou grande maturidade ao aceitar ordens de equipe que não são fáceis de digerir.”

Ross Brawn, atual diretor-técnico da FIA, em entrevista depois do GP da China. Ele conhece bem esse negócio de má-digestão. Como engenheiro-chefe da Ferrari, conviveu por anos com decisões parecidas na equipe italiana. E não se tem notícia de que tenha contestado alguma.

Só há um antídoto para Leclerc se livrar dessa chatice: colocar um carro entre o seu e o de Vettel quando largar na frente do alemão. Mas isso, claro, não depende só dele. Acho que teremos de nos habituar com essas babaquices by Maranello durante algum tempo. Porque a aposta da Ferrari no seu primeiro piloto é mais do que explícita, o que depõe contra o time, contra o alemão e dá munição àqueles que acham que, no passado, gente como Schumacher e Alonso só conseguiu chegar onde chegou porque tinha privilégios.

A Leclerc, resta a sugestão do nosso cartunista oficial Marcelo Masili…

O NÚMERO DA CHINA

…GPs completou a Toro Rosso em Xangai, e teve um bom motivo para comemorar: a bela atuação de Alexander Albon, que teve de largar do pit lane depois da panca que deu no terceiro treino livre e conseguiu levar o carro azul ao décimo lugar, um suado e merecido pontinho. Na história, a equipe italiana — sucessora da Minardi — tem uma vitória e uma pole (ambas em Monza/2008, com Vettel) e uma volta mais rápida de GP (Kvyat na Espanha/2016). Nessas 250 corridas, a Toro Rosso somou 419 pontos na categoria.

Apenas 160 mil pessoas, nos três dias do milésimo GP da história, estiveram no monumental autódromo de Xangai. Digo “apenas” porque suas arquibancadas comportam 200 mil almas, e já faz muito tempo que uma boa parte delas é interditada — por absoluta falta de público — e virou outdoor de mensagens incompreensíveis. Eu tinha anotado o que estava escrito naquela tribuna enorme coberta com uma lona vermelha, mas não encontrei o papel onde escrevi. Ano que vem vou prestar atenção de novo. Se alguém quiser procurar em vídeos, à vontade. Estou sem muito tempo.

Antes de fechar este tardio rescaldo com nosso famosíssimo “Gostamos & Não gostamos”, algumas fotos que separei e julguei interessantes. Sabe aquelas que a gente guarda e nunca sabe onde usar? Então…

Hamilton: dormindo com o inimigo

Até agora não entendi o que Hamilton estava fazendo no meio desse monte de mecânicos da Ferrari depois da corrida. Aparentemente a turma de vermelho estava esperando Vettel chegar para celebrar o terceiro lugar — sem muito entusiasmo, diga-se. Lewis chegou a 75 vitórias na carreira. Com mais 17, torna-se o maior vencedor da história da categoria. Não está tão difícil superar Schumacher.

Os personagens do GP #1000: palco cinzento e sem graça

A segunda imagem merece publicação apenas como registro histórico. Afinal, mil GPs é uma marca que só se comemora uma vez. Aí estão os 20 pilotos que participaram da corrida de Xangai, que só entrará mesmo nos anais da F-1 por conta do número redondo. Chefes de equipe e dirigentes da FIA e do Liberty Media também aparecem na foto. Totalmente sem sal.

Hamilton e o troféu do milésimo GP: 75 vitórias

Encerrando a pequena série de fotos quase aleatórias da corrida de Xangai, mais um registro histórico: o troféu do milésimo GP, patrocinado pela cerveja Heineken com sua bela estrela vermelha no topo — que é onde devem ficar mesmo as estrelas vermelhas. Esse aí, claro, terá um lugar especial na coleção de Hamilton, que liderou todas as voltas da corrida e só não brilhou mais no fim de semana porque quem fez a pole foi seu companheiro Bottas. 

E para fechar…

GOSTAMOS… 

Gasly: ponto extra deu moral

…de <<< Pierre Gasly, que calçou pneus macios a duas voltas do final para fazer o ponto extra da volta mais rápida e fez. Para um piloto que anda com a autoestima baixa, tamanha a surra que vem levando de Verstappen na Red Bull (em três GPs, 39 x 13 nos pontos), foi um alento. Se não conseguisse, teria sido um vexame. E o sexto lugar não foi tão ruim assim.

 

NÃO GOSTAMOS…

…de mais uma patacoada da Ferrari, que parece que não aprenderá nunca a respeitar o esporte que fez dela o que é.

Leclerc deixa Vettel passar: ordem desnecessária e idiota