Blog do Flavio Gomes
F-1

RODÃO

RIO (muito trabalho) – A Fórmula 2 vai usar no ano que vem os pneus de 18 polegadas e perfil baixo, que serão adotados pela Fórmula 1 em 2021. A ideia da Pirelli é usar a categoria como laboratório para a grande mudança de regulamento da categoria-mãe, que também vai abolir os cobertores térmicos que […]

RIO (muito trabalho)A Fórmula 2 vai usar no ano que vem os pneus de 18 polegadas e perfil baixo, que serão adotados pela Fórmula 1 em 2021. A ideia da Pirelli é usar a categoria como laboratório para a grande mudança de regulamento da categoria-mãe, que também vai abolir os cobertores térmicos que aquecem os pneus e facilitam a vida dos pilotos. Sair com pneu frio dos boxes será uma novidade para todos, já que a F-1 adota as mantas elétricas há anos.

Mas todos eles já correram assim, tendo de lidar com pneus frios em algumas voltas, nas categorias de base. A tendência é que se adaptem rapidamente. De qualquer maneira, adaptação rápida não esquenta borracha. Vai ser divertido ver um cara saindo dos boxes após um pit stop de pneu novo e frio tendo de se defender de alguém babando de pneu velho e aquecido.

A questão do diâmetro das rodas, que passam das 13 polegadas atuais para 18, trará mais dor de cabeça aos engenheiros do que aos pilotos. Serão necessárias muitas modificações nas suspensões, freios e aerodinâmica, já que pneus de perfil baixo tem “paredes” laterais muito menores do que os atuais — que recebem cargas enormes nas acelerações, freadas e mudanças de direção.

Não acho essas rodas e esses pneus grandões muito bonitos. Me lembram carros tunados. O banimento dos cobertores, porém, me agrada. É preciso dificultar a vida dos pilotos um pouquinho.